Futebol

Atlético se impõe, abre 2 a 0, mas Palmeiras reage e busca empate no fim

Ogol | 04/08/22 - 09h57

O Atlético flertou com a vantagem nas quartas de final da Libertadores, mas esbarrou na valentia e persistência do Palmeiras. Na noite desta quarta-feira, no Mineirão, o Galo começou melhor, chegou a abrir 2 a 0, mas viu o Palestra reagir e buscar o empate nos acréscimos: 2 a 2.

A igualdade tem sabor de derrota para o time mineiro, que agora vai precisar vencer o jogo de volta na próxima quarta-feira, no Allianz Parque. Do outro lado, o Verdão vai contar com a força do seu torcedor e avança com uma vitória simples. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Galo pressiona e sai na frente

Com muita intensidade, o Atlético dificultou a vida do Palmeiras no Mineirão. Ocupando o campo ofensivo, o Galo neutralizou as transições do Palmeiras, cercou a área alviverde e construiu as melhores oportunidades da primeira etapa.

Quase sempre pelas laterais, Zaracho, Ademir e Keno foram os mais acionados. Aos 31, Ademir chegou a flertar com o primeiro gol, mas a finalização (caprichosamente) carimbou a trave de Weverton. 

Do outro lado, com problemas para se impor, o time de Abel Ferreira só foi conseguir assustar nos minutos finais. Aos 39, inclusive, Piquerez chegou a balançar as redes, depois de aproveitar sobra na área atleticana, mas o VAR entrou em ação e flagrou impedimento de Scarpa no início da jogada. Nada feito.

A resposta alvinegra veio logo na sequência. Após bola recuperada no ataque, Jair recebeu na grande área, fez o giro e foi derrubado por Marcos Rocha. Pênalti. Na cobrança, Hulk colocou no cantinho e abriu o placar para o Atlético. Com o gol, o camisa 7 se tornou o maior artilheiro do Galo na história da Libertadores.

Persistência alviverde

Sem tirar o pé do acelerador, o Atlético voltou ainda mais agressivo para segunda etapa e precisou de apenas um minuto para ampliar. Após rápida jogada pela esquerda, Keno tabelou com Jair e colocou na pequena área. Na tentativa de afastar, Murilo mandou contra o próprio patrimônio. Gol contra.

O 2 a 0, entretanto, durou pouco. Mesmo sem apresentar um grande futebol, o Palmeiras encontrou espaço para descontar. Aos 13, Gustavo Scarpa cobrou falta no capricho pela direita e carimbou o travessão. No rebote, Murilo, personagem da segunda etapa, agora colocou para o gol correto e diminuiu para os paulistas.

O Galo sentiu a reação imediata e viu o Verdão crescer na partida. Com a bola no chão, o Palestra equilibrou as ações, ganhou terreno, mas continuou com dificuldade para ser agressivo no último terço.

Na reta final, porém, os espaços começaram a aparecer. Aos 38, Mayke enfiou linda bola para Gustavo Scarpa, que cruzou na medida para Dudu. O camisa 7 se antecipou à marcação de Mariano e, completamente livre, finalizou para fora. Incrível.

Até que nos acréscimos, quando Atlético parecia ter a vitória encaminhada, o Alviverde Paulista fez valer a força de sua bola parada e buscou o empate. Aos 47, Gustavo Scarpa cobrou escanteio pela direita, Dudu apareceu livre na segunda trave e escorou para o meio. Livre na pequena área, Danilo colocou para dentro e decretou o empate no Mineirão: 2 a 2.