O ator Michael Sheen pagou £1 milhão, o equivalente a R$ 7,5 milhões, em dívidas de moradores de sua cidade natal. Lembrado principalmente por seus trabalhos na franquia ‘Crepúsculo’ e no drama ‘A Rainha’ (2006), o artista de 55 anos vai expor seus empenhos para ajudar seus conterrâneos em um programa de TV que será exibido pelo canal britânico Channel 4.
LEIA TAMBÉM
O programa sobre os esforços de Sheen terá o título ‘Michael Sheen’s Secret Million Pound Giveway’ - em tradução livre, algo como ‘A Distribuição de Um Milhão de Libras do Michael Sheen’.
No caso, Sheen explicou no programa, ele gastou “apenas” £100 mil, R$ 747 mil, para pagar as dívidas estimadas em £1 milhão de moradores de cidades do sul do País de Gales.
Em trechos já divulgados do programa, Sheen explicou como descobriu a existência de empresas que compram as dívidas de outras empresas, por valores muito mais baixos, com o objetivo de lucrar com o endividamento alheio.
Consciente dos problemas financeiros crescentes de seus conterrâneos, ele investiu £100 mil na aquisição de empresas especializadas nas compras dessas dívidas e passou a perdoar as pessoas que estavam endividadas.
Sheen relatou: "Eu não tinha £100 mil para gastar à toa, então queria que fosse algo eficaz, mas quando percebi que poderia fazer isso, que poderia perdoar £1 milhão de dívidas de pessoas e simplesmente anulá-las, me pareceu uma coisa boa para se fazer”.
"A dívida das pessoas é agrupada e, então, as empresas de compra de dívidas podem adquirir esses pacotes e depois vendê-los para outra empresa de compra de dívidas a um preço mais baixo. Então, a dívida em si, embora o número de pessoas que devem ainda seja o mesmo, as empresas que possuem a dívida podem vendê-la por menos e menos dinheiro”.
Ele explicou: "Então, eu fui capaz de montar uma empresa e, com £100 mil do meu próprio bolso, perdoar £1 milhão em dívidas porque o valor havia diminuído”.
Ao noticiar a gentileza de Sheen, a imprensa britânica lembra que ele recentemente tirou dinheiro do próprio bolso para financiar um nova companhia de teatro do País de Gales. Tudo isso, em meio a boatos crescentes de que ele deverá se tornar o novo diretor artístico do Welsh National Theatre, companhia de teatro nacional do País de Gales.
Sheen também é constantemente celebrado e lembrado por suas atuações nas séries ‘Masters of Sex’ e 'Belas Maldições' e no longa ‘Frost/Nixon’ (2008).