Cultura

‘Atrevidos Caetés’: livro de crônicas será lançado dia 21 de março

25/02/19 - 15h20

Depois de entregar ao público alagoano a importante obra "Graciliano Ramos e a Administração Pública", o escritor e procurador de Estado Fábio Lins lança nesta quinta-feira, 21 de março o livro “Atrevidos Caetés: 50 encontros entre alagoanos & personalidades mundiais”.

A obra, que sai pela Viva Editora, traz saborosas crônicas  divididas em encontros nas artes, nos esportes, nas ciências, na  história e na política.

Nas páginas de “Atrevidos Caetés”, está  o banquete antropofágico dos Caetés, devorando o Bispo Sardinha em 1556; a ousadia de Calabar, fazendo a opção que lhe custou a vida e o escárnio da sua memória; a coragem hercúlea de Ganga Zumba e de Zumbi, defendendo a sua raça contra os grilhões vergonhosos da escravidão; a habilidade política e o preparo intelectual de Sinimbu, Barão de Penedo e Tavares Bastos, brilhando no firmamento do Império.

“Os inusitados e até improváveis encontros reais entre meia centena de alagoanos (atrevidos caetés) e algumas das mais expressivas personalidades mundiais serviram como pano de fundo para contar as histórias narradas neste livro, e estas procuram, pela força do exemplo, incentivar os leitores a ousar, a arriscar, a se aventurar, a sair do lugar comum e da zona de conforto. Em outras palavras, a se atrever, tal como fizeram estes alagoanos”, comenta Lins sobre sua mais nova obra.

Leia também: As lições de Grailiano Ramos em tempos de Lava Jato

“Atrevidos” traz também Nise da Silveira revolucionando a psiquiatria, Lily Lages inaugurando a presença feminina na Assembléia Legislativa Estadual, Ladislau Neto inaugurando o estudo da botânica, Arthur Ramos criando novos paradigmas na antropologia e Pontes de Miranda, com o seu saber enciclopédico, mudando os rumos da ciência do Direito em todo o mundo. Os quadros de Rosalvo Ribeiro, os instrumentos inusitados de Hermeto Pascoal, a narrativa precisa de Graciliano Ramos e a poesia tocante de Lêdo Ivo.

LANÇAMENTO – O livro será lançado dia 21 de março, na Cafeteria Nakaffa, na Ponta Verde, a partir das 19 horas.

SOBRE O AUTOR

Fábio Lins de Lessa Carvalho é natural de Maceió, tem 43 anos, é mestre e doutor em Direito, professor universitário e advogado, atuando como procurador do Estado de Alagoas. Este é o seu oitavo livro publicado. Suas demais obras são "Direito dos concursos públicos: instrumentos de controle interno e externo" (2017), "Direito Administrativo Inovador" (2015), "Concursos Públicos no Direito Brasileiro" (2015), “Principiologia do concurso público. Elementos para a formação de uma teoria geral“ (2015), "Igualdade, Discriminação e Concurso Público: Análise Dos Requisitos Aos Cargos Públicos No Brasil" (2014), “Acceso Igualitario a la Función Pública – Consideraciones sobre el Modelo Español de Selección de los Funcionarios” (2011, em espanhol) e “O Princípio da Impessoalidade nas Licitações” (2005). Fábio Lins também mantém um blog sobre Cultura e Viagens na internet.