Televisão

Atriz de 'Pantanal' utiliza termo racista e é corrigida por apresentador

Correio Braziliense | 11/08/22 - 23h25
Reprodução

No programa “Encontro”, da manhã desta quarta-feira (10/8), o apresentador Manoel Soares interrompeu e corrigiu, ao vivo, um termo racista utilizado pela atriz Marcela Fetter durante uma conversa sobre seu papel na novela “Pantanal”. A atriz, que interpreta Érica, falava sobre a relação da personagem com a família quando se referiu a ela como “ovelha negra da família”.

Fetter, sendo ouvida também por Patrícia Poeta e Tati Machado, explicava que os pais de Érica “não são flor que se cheire” e que ela não tinha os mesmos tipos de comportamento que eles. “Acredito que tenha sido a primeira experiência dela de liberdade, de conhecer o novo, essa nova realidade e o amor. É o primeiro amor dela, por mais que ela tenha um noivo, foi tudo o pai que deu um jeitinho. A Érica que não é dessa família, ela é a ovelha negra”, disse.

Logo que terminou sua fala, Manoel Soares a interrompe de maneira sutil para falar “ou branca”. A atriz, sem jeito, concorda, e Tati Machado dá uma risada para descontrair; assista ao momento abaixo.

Origem do termo

Após a abolição da escravatura no Brasil – o último país das Américas a fazê-lo – não houve auxílio às pessoas pretas anteriormente escravizadas. Sem políticas públicas que as integrassem à sociedade, estavam sujeitas a um ambiente extremamente competitivo que não as aceitava.

“Muitas expressões racistas foram herdadas dessa época. Quando uma pessoa pretende se desfazer do trabalho de alguém, é chamado de ‘serviço de preto’, por exemplo”, explica o historiador Sérgio Henrique, formado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Termos que utilizam a palavra “negro(a)” como algo negativo, pejorativo, prejudicial ou ilegal também são consideradas racistas pela associação de cores escuras a coisas nocivas, como é o caso de “mercado negro”, “magia negra”, “lista negra” e, no caso do programa “Encontro”, “ovelha negra”.

Neste último caso, a ovelha considerada “padrão” seria a branca, enquanto as restantes, negras, seriam destoantes e, portanto, passíveis de desprezo.

Repercussão nas redes

Com o programa transmitido ao vivo, internautas logo se prestaram a publicar – e dividir – suas opiniões sobre o comentário de Manoel Soares em resposta à fala de Marcela Fetter; confira abaixo.