Mundo

Atropelamento deixa dois policiais do Capitólio feridos; motorista foi morto, diz imprensa

G1 | 02/04/21 - 15h40
NBC

Dois policiais foram atropelados nesta sexta-feira (2) após um homem avançar com um carro sobre a barreira de segurança montada ao redor do Capitólio, a sede do Congresso dos Estados Unidos, na capital Washington. O condutor do veículo foi baleado e morreu, informaram fontes da polícia a jornais e emissoras de televisão.

Os dois policiais atropelados foram levados a um hospital. Até a última atualização desta reportagem, não se sabia o estado de saúde deles.

De acordo com a imprensa americana, o motorista do carro saiu armado com uma faca após avançar com o veículo sobre os policiais. Houve confronto, e os agentes de segurança atiraram contra o homem. A identidade dele ainda não foi revelada.

Por causa do crime, autoridades americanas fecharam o complexo de edifícios onde fica o Capitólio alegando "ameaça à segurança". Duas ruas do centro de Washington também ficaram parcialmente bloqueadas.

Até a última atualização desta reportagem, não havia qualquer informação sobre a motivação do crime nem se houve ligações deste atropelamento com a invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, em 6 de janeiro (leia mais sobre esse episódio no fim da reportagem).

Jornalistas que estavam no local flagraram o momento em que um helicóptero pousa em frente a uma das entradas do Capitólio. Os profissionais de imprensa também mostram uma grande presença policial nos arredores do prédio. Veja nos VÍDEOS abaixo.

Um episódio semelhante ocorreu em outubro de 2013, quando uma mulher furou um bloqueio ao Capitólio com um carro. Ela foi baleada e morta pelos policiais após uma perseguição.

Incidentes no Capitólio

O atropelamento ocorre quase três meses depois de um grupo de extremistas apoiadores do então presidente Donald Trump invadirem o Capitólio durante a sessão que confirmava a vitória de Joe Biden como presidente eleito dos EUA. A violência deixou 5 mortos, inclusive um policial que fazia a segurança do local.

Até a última atualização desta reportagem, não se sabia se o incidente desta sexta tinha alguma relação com a invasão ao Capitólio de 6 de janeiro.