por Edson Moura
A Audi apresenta seu modelo mais potente em produção, trata-se do Audi R8 Spyder V10 da Audi Sport. Ele é o modelo conversível de produção de série mais rápido da marca. Seu inconfundível motor central V10 de 610 cv oferece um desempenho intenso e alimenta a tração quattro integral permanente.
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O modo desempenho, os assentos do R8 e muitos componentes feitos de polímero reforçado com fibra de carbono são itens de série e distinguem este carro esportivo de alto desempenho, com o seu exclusivo acabamento em pintura verde micrommata, conferindo-lhe um visual ainda mais inovador.
O motor
Com um giro incrivelmente alto de até 8.700 rpm, capacidade de resposta instantânea e um impressionante e volumoso som, o motor central V10 do novo R8 Spyder Plus é um objeto de desejo. Com 610 cv e torque máximo de 560 Nm a 6.500 rotações por minuto, é o motor de produção de série mais potente da marca. Em comparação com o do Audi R8 Spyder V10, o motor aspirado de 5.2 FSI, com uma alta taxa de compressão (12,7:1) da versão plus, ele possui uma potência 70 cv maior.
Como resultado, o modelo topo de linha chega a 100 km/h em 3,3 segundos – 0,3 segundos mais rápido – e atinge uma velocidade máxima de 328 km/h, em um aumento de 10 km/h. Cada cv só tem que movimentar 2.78 quilos.
A transmissão
Na parte de trás do V10 está um câmbio S tronic de sete marchas de ação ultrarrápida. A transmissão esportiva de dupla embreagem e relação curta enviam a potência para o sistema de transmissão quattro no eixo dianteiro por meio de um eixo cardã.
Seu componente principal é uma embreagem multidisco ativada eletro-hidraulicamente e resfriada a água para desempenho máximo. Dependendo da situação de condução, a distribuição do torque do acionamento pela embreagem é completamente variável e, em casos extremos, envia até 100% a um dos eixos. Um bloqueio mecânico do diferencial traseiro proporciona uma tração confiável e dinâmica máxima.
O gerenciamento da embreagem está integrado ao sistema dinâmico de seleção de condução da Audi, que oferece ao motorista uma escolha entre os modos conforto, automático, dinâmico e individual. O modo desempenho de série inclui os programas de piso seco, molhado e com neve. Eles adaptam as características do sistema de transmissão e da suspensão ao coeficiente de atrito da estrada.
Carroceria leve: o Audi Space Frame
O Audi Space Frame multimaterial forma a forte espinha dorsal do R8 Spyder V10 plus. Ele combina componentes de alumínio com de polímero estruturalmente integrado com fibra de carbono. Este é um fator decisivo para o baixo peso desse carro esportivo conversível de alto desempenho. Vazio e sem motorista, pesa apenas 1.695 kg; o peso sem combustível é de apenas 1.587 kg – outros 25 kg a menos do que o Audi R8 Spyder V10. O peso mais baixo é alcançado com os assentos do R8, bem como com o sistema de freio carbono-cerâmico e as rodas forjadas de liga leve.
O Interior
Os assentos ergonômicos do R8 são de série no modelo conversível. Eles são leves, altamente contornados, de montagem baixa e levam a gravação R8 em relevo. São estofados em couro Nappa fino com pigmentação especial que os impede de aquecer sob raios do sol. Os pontos decorativos são feitos de carbono; os pedais e o apoio para os pés são de aço inoxidável brilhante.
O elemento definidor é o “monoposto”, um grande arco que contorna o painel, que parece flutuar sem peso. Sua parte inferior contém botões e controles para o ar condicionado, no formato de turbinas.
Como em um carro de corrida, os motoristas podem operar todas as funções importantes sem ter que tirar as mãos do volante. O volante de alto desempenho de couro, item de série do R8, possui botões multifunções integrados, bem como dois grandes satélites de controle. O motorista usa estes para dar partida e desligar o motor, e controlar o Audi drive select. Mais dois botões, incluindo uma roda rotativa, são usados para controlar o modo de desempenho e as abas do escapamento.
O Audi virtual cockpit de 12,3 polegadas apresenta todas as informações usando gráficos 3D – caso o motorista queira, possui uma versão especial de desempenho que coloca o foco no conta-giros. Ele também serve como indicador de mudança de marchas – quando o S tronic de sete velocidades está sendo operado no modo manual, sua escala tem um fundo colorido em rotações mais altas do motor. Ao lado estão indicadores que mostram a potência, o torque, as forças G, os tempos decorridos e as temperaturas dos pneus, do motor e do óleo da transmissão.
Já estão sendo aceitas encomendas para o Audi R8 Spyder V10 plus e os primeiros carros serão entregues em setembro na Europa, com custo de aproximadamente R$ 1.179.980. No Brasil, a sua comercialização está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.
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