Mundo

Austrália anuncia acordo para fornecer vacina de Oxford gratuitamente a cidadãos

CNN Brasil | 19/08/20 - 08h44
Imagem ilustrativa | Freepik

O governo australiano anunciou que fechou um acordo com a farmacêutica AstraZeneca para fornecer gratuitamente sua potencial vacina para a Covid-19 a toda a sua população, caso o imunológico tenha êxito nos testes de eficácia.

A AstraZeneca, com sede no Reino Unido, está desenvolvendo a vacina em parceria com a Universidade de Oxford, com testes avançados em andamento com milhares de voluntários em vários países.

Segundo o acordo, o governo australiano fabricaria a vacina e ofereceria doses gratuitas a todos os cidadãos.

"A vacina de Oxford é uma das mais avançadas e promissoras do mundo e, com esse acordo, garantimos o acesso antecipado para todos os australianos", disse o primeiro-ministro Scott Morrison em um comunicado. "Se esta vacina for bem-sucedida, iremos fabricar e fornecer vacinas imediatamente sob nosso próprio vapor e torná-la gratuita para 25 milhões de australianos."

“No entanto, não há garantia de que esta ou qualquer outra vacina terá sucesso, razão pela qual continuamos nossas discussões com muitas partes ao redor do mundo enquanto apoiamos nossos próprios pesquisadores ao mesmo tempo para encontrar uma vacina”, acrescentou.

Falando na quarta-feira, Morrison reconheceu que há "grandes obstáculos" na produção de uma vacina bem-sucedida, mas disse que o projeto da AstraZeneca-Oxford University é "uma das melhores perspectivas do mundo hoje".

O negócio ainda está em fase inicial, com ambas as partes assinando uma Carta de Intenções. Um acordo formal final em um estágio posterior estabelecerá detalhes mais concretos como preços e distribuição. No entanto, o governo australiano indicou anteriormente que gastará bilhões de dólares em sua estratégia de vacinas.

A vacina 

A AstraZeneca divulgou os primeiros resultados de seu estudo de fase 1/2, observado de perto, no final de julho, sugerindo que sua vacina candidata era segura e induziu uma resposta imune.

Os testes de Fase 2/3 agora terão como objetivo provar se a vacina protege as pessoas contra o novo coronavírus. Os resultados são esperados ainda este ano e dependerão da taxa de infecção nas comunidades do ensaio, disse a AstraZeneca.

A empresa já fechou acordos com vários governos e organizações para produzir pelo menos 3 bilhões de doses da vacina, com as primeiras entregas começando no início de setembro, informou em seu site.

Os Estados Unidos fizeram um acordo com a AstraZeneca para 300 milhões de doses, com entrega já em outubro. Outros países que também fecharam negócios para um fornecimento potencial incluem Rússia, Coréia do Sul, Japão, China e Brasil, disse a empresa. A AstraZeneca também fechou um acordo com a Comissão Europeia para fornecer até 400 milhões de doses para todos os estados membros da União Europeia.

"Com a produção em nossa cadeia de abastecimento europeia começando em breve, esperamos tornar a vacina disponível ampla e rapidamente, com as primeiras doses sendo entregues até o final de 2020", disse o CEO da empresa, Pascal Soriot, em um comunicado na semana passada no Acordo da UE.