Alagoas

Aviso meteorológico alerta para chuvas em Maceió e outras regiões

João Victor Souza* | 25/06/24 - 08h40
Arquivo/Theo Chaves

A capital Maceió amanheceu chuvosa nesta terça-feira (25). E meteorologia prevê mais acumulado de água ao longo dia tanto na região quanto no Litoral e Zona da Mata. É o que diz a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) no aviso meteorológico divulgado nesta manhã.

"As rodadas mais recentes desses modelos indicam ocorrência de chuvas em pontos isolados que podem gerar acumulados significativos para as regiões ambientais do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió) e Zona da Mata (destaque para a metade norte das regiões), durante esta terça-feira", mostra a nota. 

A Semarh-AL explicou que a atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera favorece a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil.

"Há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões ambientais do Litoral incluindo a região metropolitana de Maceió e Zona da Mata (destaque para a metade norte das regiões) onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos".

A chuva pode gerar acumulados significativos que elevam o risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos rios e riachos e aumenta o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.

"A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento", reforçou o órgão.

Em caso de intensificação das condições meteorológicas ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, um alerta meteorológico ou hidrometeorológico vai ser emitido.

*Com informações da Ascom Semarh-AL