Meio Ambiente

Aviso Meteorológico é emitido pela Sala de Alerta para Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco

Assessoria Semarh AL | 01/03/21 - 10h18
Ilustração

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou, na manhã desta segunda-feira (1), o Aviso Meteorológico emitido no último sábado, destacando que as condições atmosféricas estão favoráveis para a ocorrência chuva, com acumulados significativos no Litoral (atenção especial ao Norte e região metropolitana), Zona da Mata e Baixo São Francisco, durante o dia de hoje.

Segundo o Aviso, isso ocorre porque as condições meteorológicas sobre Oceano Atlântico, próximo ao leste da região Nordeste do Brasil, favorecidas pela intensificação de um Cavado em baixos níveis da atmosfera está atuando na região. Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado.

Ainda de acordo com o Aviso o volume de chuva previsto inicialmente não deve impactar nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico