Interior

Baleia jubarte encalha e morre na Praia do Saco, em Marechal Deodoro

TNH1 | 29/08/21 - 13h46
Cortesia/Biota

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na manhã deste domingo (29), na Praia do Saco, em Marechal Deodoro, Litoral Sul do estado. De acordo com o Instituto Biota de Conservação, esse é o primeiro caso de encalhe do animal em Alagoas neste ano e o 10º no Nordeste. 

Uma equipe do Biota esteve na praia e isolou o trecho da areia até a água para análise. Uma necropsia deve ser feita na baleia para saber a causa da morte e não foi informado se havia algum ferimento aparente no mamífero. A carcaça do animal também deve ser enterrada depois de avaliação.

Encalhes de jubarte

Dados do Projeto Baleia Jubarte apontam que, somente este ano, foram 146 encalhes de baleia em todo o litoral brasileiro. O estado de Santa Catarina lidera as estatísticas, com 48 encalhes, seguido por São Paulo, com 39, Espírito Santo, com 16, e Rio de Janeiro, com 15. No Nordeste, os números são menores e apenas três estados registraram encalhes de animais dessa espécie. Bahia, com oito, e Alagoas e Sergipe, com apenas um.

No mês de agosto, 47 encalhes de baleia já ocorreram, contando com o de hoje. Quatro a menos do que foi registrado no mês passado. Outro mês com índice alto foi junho, com 32 registros. Segundo especialistas, o número deve aumentar porque o pico de encalhes ocorre entre agosto e setembro.