Polícia

Barbárie no presídio: em vídeo, presos declaram apoio a facção

13/01/17 - 10h30
Reprodução / Vídeo

Um vídeo dos momentos seguintes ao assassinato do reeducando Alexsandro Neves Breno, 40, cometido dentro da Casa de Custódia de Maceió, o Cadeião, nessa quinta-feira (12), revela indícios de que o crime pode ter sido motivado pela guerra entre facções criminosas que ocorre atualmente em presídios do Brasil.

Registrado por outro reeducando, o vídeo de um minuto e meio, mostra a vítima já sem vida, em uma cela completamente ensanguentada, onde outros presos esfaqueiam e furam o corpo, ao mesmo tempo em que retiram suas vísceras e órgãos. Segundo confirmou o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen-AL) ao TNH1, Alexsandro teve os olhos arrancados e o coração e outros órgãos retirados.

Durante a filmagem, é possível ouvir citações ao Primeiro Comando da Capital, do qual os autores fariam parte, e ao Comando Vermelho, que seria o grupo a que a vítima pertencia. No início da gravação, um dos presos declara: “É o 15”. Ele se refere ao PCC, também conhecido como 15, em referência ao “P”, que era a 15ª letra do alfabeto.

Também é possível ouvir quando alguém cita a palavra família, mais de uma vez, o que estaria se referindo à facção criminosa da qual fazem parte. “Aê, família! Já é, família! Mexeu com a família de nós, é assim”, diz um dos detentos.

Por último, mais uma frase declarada mostra que a disputa de poder entre o PCC e outras facções criminosas pode ter sido a motivação do assassinato: “É nós representando o 15. Mais um, aí, irmão, ó. Mais um aqui, ó, simpatizante CV”, anuncia, em referência ao Comando Vermelho.

O vídeo contém imagens chocantes, que não serão exibidas pelo TNH1. Abaixo, você pode ouvir o áudio completo da gravação.