Alagoas

Base do Instituto de Criminalística no interior pode ir para Palmeira dos Índios

31/07/17 - 12h30

A base de apoio do Instituto de Criminalística no interior de Alagoas tem a possibilidade de mudar de cidade e ser instalada em Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. Com a pretensão de inaugurar o prédio da perícia no interior nos próximos dias, segundo afirmou em entrevista no dia 20 de julho, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), foi procurado pela Prefeitura de Palmeira para uma parceria.

O prefeito do município, Julio Cezar (PSB), explicou que a administração municipal arcaria com as despesas de contratação de funcionários terceirizados, para auxiliar os peritos no dia a dia do instituto. “Não podemos perder a oportunidade de termos o Instituto de Criminalística na região”, explicou. “Os parentes de vítimas costumam esperar horas, até que a equipe se desloque da Capital até nossa região”, acrescentou o gestor.

De acordo com a Perícia Oficial de Alagoas (POAL), que falou por meio da assessoria de comunicação, embora informal, a possibilidade de mudança é avaliada com atenção pela direção. Para funcionar, a base precisará de no mínimo 18 funcionários – motoristas, serviços-gerais e agentes administrativos – fornecidos pelo município onde ficará a base do IC.                       

Além do local, será necessário convocar os candidatos aprovados no último concurso de peritos criminais. A reserva técnica é hoje composta por 17 profissionais. Antes, porém, é preciso aprovar a proposta 433/2016,  na Assembleia Legislativa, que prevê entre outras medidas, o aumento no número de peritos dentro da Perícia Oficial.