Mundo

Biden: ‘Retirada de milhares de pessoas de Cabul vai ser difícil e dolorosa’

CNN Brasil | 23/08/21 - 07h05
Folhapress

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez neste domingo (22) um pronunciamento sobre a tempestade tropical Henri e a situação no Afeganistão.

Segundo Biden, os Estados Unidos continuam progredindo nas ações de saída do país, e já registram a evacuação de 11 mil pessoas em menos de 36 horas. “A prioridade é evacuar os americanos o mais rápido possível”, disse o presidente.

Ao todo, já foram 28 mil pessoas retiradas do país nessa última semana. “Qualquer americano que quiser vir para casa virá para casa. Assim como os aliados da Otan”, acrescentou Biden, referindo-se aos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O país também está trabalhando para tirar pessoas em risco, de acordo com Biden – são cidadãos afegãos, como tradutores que ajudaram durante 20 anos os americanos, e mulheres.

Biden destacou que a evacuação de milhares de pessoas de Cabul vai ser “difícil e dolorosa”. “Não há como evacuar tantas pessoas sem dor, como as imagens que vimos na tevê. Sinto muito pelo que estamos vendo.”

Segundo o presidente, existe ainda um esforço diplomático para manter esse fluxo de evacuação. “Criamos um esforço global com bases em muitos países. Estamos trabalhando com mais de 20 países em quatro continentes, na Ásia Central, na Europa. Quero agradecê-los pelo apoio. Quero agradecer nossos parceiros para continuarmos juntos.” O objetivo seria providenciar um lugar seguro para os requerentes.

Isis-K

Biden destacou que os aviões saídos de Cabul não estão indo diretamente para os EUA, mas para bases dos EUA pelo mundo, onde será feita a verificação das pessoas para serem direcionadas a lugares seguros. “Temos um longo caminho para percorrer e muita coisa pode dar errado. Sabemos que os terroristas podem se aproveitar dessa situação. Estamos vigilante para monitorar qualquer ameaça.” Por isso, Biden anunciou ainda que a área de segurança ao redor do aeroporto de Cabul será ampliada.

Joe Biden citou o grupo Isis-K, que poderia promover algum tipo de ação nos arredores de Cabul. “O ambiente está mudando rapidamente. Sabemos que podem mirar tropas americanas ou civis inocentes. Estamos sendo vigilantes, incluindo quanto ao Isis-K, que é um inimigo do Talibã que tem um histórico de lutas entre eles.”

Oficiais de inteligência dos EUA disseram anteriormente à CNN que a associação do ISIS-K inclui “um pequeno número de jihadistas veteranos da Síria e outros combatentes terroristas estrangeiros”, dizendo que os EUA identificaram de 10 a 15 de seus principais agentes no Afeganistão. O nome do grupo vem de sua terminologia para a área que inclui Afeganistão e Paquistão: “Khorasan”.

“Eu disse o tempo todo”, acrescentou Biden, “Vamos manter o foco em nossa missão de contraterrorismo, trabalhando em estreita coordenação com nossos aliados e parceiros e todos aqueles que têm interesse em garantir a estabilidade na região.”

O presidente disse ainda que os afegãos não têm certeza do que fazer, e que o que os Estados Unidos estão fazendo é algo “extraordinário”. “Manteremos todos informados assim que formos progredimos.”

Tempestade Henri

Biden começou sua fala se solidarizando com as vítimas das inundações no país, causadas pela Henri, que atingiu o nordeste dos Estados Unidos na noite de sábado (21).

Inicialmente, a tempestade era prevista como furacão, mas perdeu força e passou a ser classificada como tempestade.

O presidente disse que as regiões atingidas, que já haviam passado por forte chuvas nos últimos dias, estão sendo monitoradas. “Estamos fazendo tudo o que é possível para ajudar os estados a se recuperarem”, disse.

Biden relatou ainda que conversou com os governadores dos principais estados afetados. “Faremos tudo para dar suporte à comunidade antes e depois”. Recursos como água, comida e abrigo foram colocados à disposição.

O presidente dos EUA também informou que estão sendo monitoradas as falhas de energia nas regiões impactadas para que ela seja reestabelecida o quanto antes, assim como a retirada de árvores caídas que podem afetar não só energia, como o transporte.

Biden pediu que a população faça sua parte, se prepare com recursos para a família, como remédios, alimentos, água, rádios à pilha, e lembrou da variante Delta da Covid-19, pedindo que as pessoas usem máscara e mantenham distanciamento. Fez ainda um apelo final pedindo para que as pessoas se vacinem.