Cultura

Bienal: autor de romance sobre o Guerreiro Alagoano realiza palestra e oficina

Divulgação | 03/11/19 - 09h44 - Atualizado em 05/11/19 - 14h51

O escritor Arthur Cavalcante, autor do romance de fantasia Mestre de Guerreiro: entre a coroa e a flecha, realizará três atividades na 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de alagoas: palestra, autógrafos e oficina.

Na palestra Modelo narrativo unificado: da ideia à publicação, que acontece no dia 2 de novembro, o autor vai abordar o seu projeto Sala dos Escritores, que coordena no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e como são feitas as orientações das narrativas direcionadas aos diversos meios. No projeto, Arthur Cavalcante orienta os alunos para a criação de contos, romances, novelas e roteiros de cinema através de um modelo que auxilia no passo a passo de quem deseja colocar suas ideias no papel. A palestra acontece no Pavilhão das Oficinas (sala 8), das 10h30 às 11:30.

Já na Praça de Autógrafos Paraíso de Papel, o autor vai disponibilizar os exemplares do Mestre de Guerreiro: entre a coroa e a flecha, no dia 4 de novembro e de 10h30 às 12:00. No livro, acompanhamos o personagem Simão, filho do Mestre de Guerreiro e que sonha entrar no maior grupo dedicado à proteção do reino: a Hierarquia. Com a morte da mãe, o pai o desilude desse propósito e vinte anos depois, Simão ainda guarda consigo a mágoa e o desprezo. Com o líder indígena planejando o ataque ao Reino de Guerreiros, Simão presencia o assassinato do pai e assume o posto de Mestre em seu lugar. E precisa lidar com a tentativa de golpe contra o governo. Em sua inexperiência, Simão deve conciliar duas frentes de batalha: contra o Reino de Peri, comandado por Adhemar, e contra os Afoitos e Crédulos que desestabilizam a Hierarquia. Carregando a responsabilidade de ser o novo Mestre de Guerreiro, Simão precisa entender que o futuro de milhares de pessoas requer o sacrifício que ele mais teme: se tornar exatamente como seu falecido pai. Mestre de Guerreiro: entre a coroa e a flecha é o primeiro volume de uma trilogia

A oficina Criação de Narrativas, que acontece no dia 8 de novembro, de 18h00 às 21h00, Arthur Cavalcante vai realizar atividades de criação junto ao público. Segundo o autor, o foco será, principalmente, na relação entre cinema e literatura e a consequente influência da imagem na prática literária.

Arthur Cavalcante é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e atualmente faz doutorado em Escrita Criativa, na PUC-RS. No seu projeto de doutorado vai defender um romance que traz, novamente, o Auto de Guerreiros como pano de fundo. “É uma forma de criarmos uma ponte entre a cultura nordestina e o outro lado do país”, explica. Para mais detalhes, bastidores do livro e outras obras do autor, acesse o Instagram: @arthur_escritor.