Nordeste

Blogueiro e filho de 11 anos são assassinados em Pernambuco

Diário de Pernambuco | 12/08/20 - 11h02
Foto: Reprodução / Rede Social

No último domingo (9), Dia dos Pais, um duplo homicídio foi registrado no município de Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco. As vítimas foram pai e filho. De acordo com testemunhas, o suspeito de ter cometido o crime é um guarda municipal.

O blogueiro e pré-candidato a vereador de Rio Formoso, Áquila Bruno Silva, de 36 anos e o filho, Áquila Júnior, de 11 anos, estavam dentro de um veículo estacionado em frente a um supermercado na PE-60 quando foram surpreendidos com a chegada de um elemento que efetuou disparos de arma de fogo alvejando os dois. Duas mulheres também estavam no veículo, mas não foram atingidas. Elas identificaram o atirador como guarda municipal da região.

As vítimas chegaram a ser socorridas para um hospital municipal, mas o pai já se encontrava sem vida. A criança ainda recebeu atendimentos médicos, mas não resistiu. Os corpos foram encaminhados para o IML do Recife. O autor do crime já foi identificado pela Polícia Civil, mas segue foragido.

Áquila utilizava seu blog para publicar comentários políticos, mas de acordo com a polícia esta não deve ter sido a motivação do crime e sim "desavenças pessoais." As investigações já começaram e o carro passará por perícia. 

A Associação da Imprensa de Pernambuco e a Associação Brasileira de Imprensa lançaram, nesta segunda-feira, nota conjunta lamentando a morte do blogueiro e seu filho. Em comunicado, a AIP e a ABI atentam para a violência contra comunicadores e pede para que o caso seja investigado com "máximo rigor."

"O duplo homicídio registrado na noite de domingo, dia 09 de agosto, no município de Rio Formoso, no estado de Pernambuco, que vitimou o blogueiro Áquila Bruno Silva e seu filho, de 11 anos, merecem o atento olhar da Imprensa. É sabido que aquele blogueiro exercia de forma crítica e isenta sua função de comunicador, denunciando problemas sociais e de desvios de agentes públicos", diz a nota assinada por Múcio Aguiar, Presidente da AIP e Paulo Jeronimo, Presidente da ABI. "Como vigilantes entidades de Imprensa, a AIP e a ABI, que ao longo de um século testemunham a tortura e a bala como instrumentos de silenciar a verdade, manifestam juntas o pesar pelo falecimento, solidariedade à família e a todos os comunicadores. Encaminharemos despacho ao chefe da Polícia Civil de Pernambuco e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para que o caso seja investigado com o máximo rigor."