Maceió

Boicote ou vandalismo? Cortes constantes de cabos de fibra óptica deixam maceioenses sem internet

TNH1 | 01/07/21 - 14h14

No mês passado, cerca de 4 mil pessoas ficaram sem internet por mais de 24 horas no Bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O motivo, um corte de cabos de fibra óptica. Com isso, o radialista Luiz Filho, morador do conjunto Parque dos Caetés, ficou impedido de trabalhar. O preocupante é que a reclamação de Luiz não é um caso isolado. Nos últimos dois meses, cortes "misteriosos" de fibra óptica têm acontecido em diversos pontos da capital. Nesta quinta-feira, 1º, enquanto esta reportagem era produzida, o problema voltou a acontecer. Estranhamente, os cabos não são levados, apenas cortados, como é possível ver nas fotos enviadas ao TNH1 por moradores prejudicados.

Como a fiação não é levada, o que caracterizaria roubo, os moradores apontam para uma suspeita de que empresas menores estariam fazendo os cortes na calada da noite para prejudicar o fornecimento e atendimento por parte de empresas maiores. Um dos fornecedores de internet ouvido pelo TNH1 disse que procurou a polícia, mas nada foi resolvido. Outros moradores acreditam em ato de vandalismo. 

"Da última vez, fiquei dois dias sem internet. A empresa [fornecedora de internet] até nos ressarcio, mas o problema é que preciso de internet para trabalhar,  e com esse corte, provavelmente por ato de vandalismo, eu fiquei sem trabalhar nesse período. Tem sido um transtorno muito grande para gente", queixa-se Luiz, um dos diversos usuários que contactaram nossa reportagem. 

Além do Benedito Bentes, o corte de fibra óptica já foi registrado também em Jacarecica, Graciliano Ramos, Aprígio Vilela e Santa Amélia, mas poderá ter ocorrido em outras localidades que não chegaram ao conhecimento da redação.Procuradas, algumas empresas que estariam sendo prejudicadas não quiseram dar entrevista.