Contextualizando

“Bolsonarismo raiz” do PL contesta apoio de Lula para reeleger Arthur Lira

Em 28 de Dezembro de 2022 às 09:38

Nosso conterrâneo Arthur Lira (PP/AL) continua sendo destaque no noticiário nacional, por causa do apoio firmado com o presidente Lula para apoiar o seu governo, em troca de ter o respaldo do PT para ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados.

Sua posição é controversa no seu próprio grupo, como revelam hoje em “O Globo” Luísa Marzullo e Gabriel Sabóia:

“Após o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, selar o apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados, parlamentares do partido de Jair Bolsonaro (PL) articulam o lançamento de uma candidatura avulsa. Insatisfeitos com a possibilidade de compor o mesmo bloco que o PT, que também anunciou apoio a Lira, alas da sigla são a favor de marcar oposição. O nome que aparece nas negociações é o do deputado federal Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (SP). A expectativa é de que ocorra retaliações internas caso a ideia prossiga.

O movimento partiu de dois grupos do PL: os que são a favor de uma oposição conservadora ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a base “raiz” do bolsonarismo, que inclui os novatos comprometidos com o atual chefe do Executivo. Do outro lado, uma terceira ala do partido, a mais numerosa, reforça a necessidade de cumprir o acordo. Entre os integrantes, destaca-se Sóstenes Cavalcante (RJ) .

— Houve um acordo com Lira, independente do resultado eleitoral, e deve ser cumprido. Este movimento parte de alguns parlamentares, em especial os novatos que ainda não tomaram posse e estão com receio de que o partido se alinhe a Lula, o que não tem menor chance de ocorrer — afirmou o parlamentar.”

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas