Mundo

Bolsonaro aparece em enquete da revista Time para Personalidade do Ano

27/11/18 - 14h04

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) consta na enquete promovida pela revista norte-americana Time para ajudar a escolher quem será a Personalidade do Ano; o eleito figura na capa da edição de dezembro da publicação, uma tradição do veículo desde 1927.

A votação ocorre no site da revista e coloca o brasileiro na disputa com outros 54 nomes, que incluem figuras públicas como o presidente norte-americano Donald Trump, a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama, o cantor Kanye West, a duquesa Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, o grupo sul-coreano de música pop BTS e os mergulhadores tailandeses que participaram do resgate de um grupo de garoto em uma caverna em julho.

A Time elege a Personalidade do Ano desde a década de 1920 e já estampou em sua capa escolhas polêmicas como o ditador Adolf Hitler em 1938 e do aiatolá Ruhollah Khomeini em 1979. No site da publicação, é enfatizado que a seleção leva em consideração aqueles que tiveram grande influência sobre os maiores eventos do ano em questão. Nem sempre o eleito é uma pessoa — no ano passado, por exemplo, o movimento #MeToo, contra o assédio sexual, foi o escolhido.

Apesar da enquete aberta ao público, a escolha da capa fica a cargo dos editores da revista. A pesquisa pública é descrita como uma forma de as pessoas se manifestarem e terem alguma influência direta na votação dos profissionais do veículo.