Brasil

Bolsonaro decreta luto oficial de um dia por morte de Olavo de Carvalho

O Tempo | 25/01/22 - 15h36
Reprodução / Youtube

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de um dia pela morte do escritor e filósofo Olavo de Carvalho. A decisão, que vale em todo o país foi publicada, em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (25).

O guru ideológico da ala bolsonarista morreu na segunda-feira (24), aos 74 anos, em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, onde estava internado. Segundo a filha dele, Heloisa de Carvalho, a causa da morte foi Covid-19.

Pelo Twitter, Bolsonaro lamentou o ocorrido. "Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre", afirmou o presidente da República.

Políticos e ministros integrantes do governo federal também usaram as redes sociais para lamentar e demonstrar pesar pela morte de Olavo de Carvalho.

Esta é a segunda vez que Bolsonaro declara luto oficial no Brasil. A primeira foi em junho de 2021 e durou três dias pela morte do ex-presidente Marco Antônio de Oliveira Maciel. Aos 80 anos, ele convivia com a doença de Alzheimer foi diagnosticado com Covid-19.