Nordeste

Bolsonaro libera FGTS e parcela extra do BPC para vítimas das chuvas em Pernambuco

TNH1 com agências | 30/05/22 - 12h01

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (30), benefícios para pessoas afetadas pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife, onde o número de mortos pelas enchentes e deslizamentos subiu para 91 nesta manhã. Entre os recursos, estão a antecipação e a solicitação de uma parcela extra do Benefício de Prestação Continuada (BPC) sem juros e a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em até cinco dias.

Na capital pernambucana, junto com uma comitiva de ministros, o presidente Jair Bolsonaro garantiu a possibilidade de solicitar o BPC sem juros. O benefício garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. "Aqueles que, porventura, quiserem um empréstimo do BPC, sem juros, poderão fazer."

"Vamos colocar à disposição daqueles que desejarem, os beneficiários do BPC, que são os idosos e as pessoas com deficiência, que façam a antecipação bem como peguem mais uma parcela desse benefício, que corresponde a um salário mínino. Isso vai ser diluído ao longo de 36 meses sem nenhum tipo de encargo, sem nenhum tipo de juros para essas pessoas", detalhou o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou que serão concedidos benefícios a vítimas de municípios onde há comunicação entre o respectivo estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional. "Nós faremos, imediatamente, liberação do FGTS em até cinco dias, pausas de até três meses em todas as linhas de crédito para pessoas físicas, micro e pequenas empresas. Além disso, os créditos atuais, as pessoas podem postergar por três meses", afirmou.

Assista à coletiva na íntegra: