Geral

Bombeiros orientam como carregar eletrônicos de maneira segura

Dayane Laet | 11/09/19 - 09h26
TechBlog

Após o incidente registro no bairro do Tabuleiro do Martins nesta quarta-feira (11), quando um carregador provocou um incêndio em uma resdência, o Corpo de Bombeiros de Alagoas advertiu sobre o aumento no número de ocorrências similares e deu algumas dicas simples para evitar novos casos.

De acordo com os bombeiros, grande parte dos incidentes ocorre quando as pessoas usam o aparelho enquanto ele está conectado à tomada, o que é bastante perigoso. “Vale salientar que carregadores piratas são mais propícios a provocar choques elétricos e até incêndios, pois não seguem as orientações do fabricante nem as regras de segurança previstas pela legislação específica”, observou, através de nota enviada para o TNH1.

Outro fator importante é o local onde será deixado o aparelho durante a recarga. “O indicado é que o celular seja mantido sobre uma superfície rígida, arejada, seca, e que dificulte a propagação de incêndio, ficando assim distante de materiais de fácil combustão, como plásticos, móveis de madeira, itens de espuma e tecidos”.

“Deve-se evitar também o uso de muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo em uma tomada e evitar manter os celulares carregando durante a noite toda e até mesmo sair de casa e deixar o aparelho sendo carregado. Caso ocorra um curto circuito, os riscos de incêndio aumentam e as chamas se propagam mais facilmente em contato com esses materiais”, adverte.

O Corpo de Bombeiros também recomenda que, sempre que possível, seja desligada a fonte de energia do local e, alguém estiver preso por choque, que não seja tocado. “O correto é que ela seja afastada da fonte elétrica com ajuda de objetos não condutores e secos, como o plástico, madeira e borracha – para que não haja risco de a outra pessoa também ser vítima do choque”, disse.

Vale ressaltar a importância de entrar em contato com os bombeiros através do 193, mesmo que seja algo simples, sem vítimas.