Nordeste

Bombeiros resgatam turista de cacimba de 8 metros de profundidade, no Ceará

TNH1 com Ascom CBM/CE | 15/01/22 - 20h15
Ascom CBM/CE

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na última quinta-feira (13), uma turista de 46 anos de idade que caiu em uma cacimba, em Guaramiranga, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará.

Os bombeiros militares foram acionados por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). De imediato, os bombeiros lotados na 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ª Cia/4º BBM), com sede na cidade de Guaramiranga, se deslocaram até o endereço informado para realizar o resgate.

De acordo com o subtenente Luiz Cláudio Oliveira do Nascimento, “as informações preliminares foram que uma turista e hóspede, finlandesa de 46 anos, subiu em uma cacimba desativada e sem água, quando a tampa da mesma girou devido ao peso que ocasionou sua queda de aproximadamente 8 metros de profundidade”, relatou o comandante do socorro.

O resgate

Inicialmente, os bombeiros militares realizaram uma amarração de ancoragem na tampa da cacimba, pois a mesma poderia cair na cacimba sobre a vítima. Como também, para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força na proporção de 4×1, utilizando um tripé de salvamento e um conjunto de moitões, cabos e mosquetões. Este sistema permitiu a descida controlada do comandante do socorro, o subtenente Claudio Nascimento, que constatou que a finlandesa estava consciente e orientada e sentia fortes dores no joelho e tornozelo esquerdo.

A mulher foi imobilizada, foi colocado um capacete da cor amarela por segurança e foi colocada no triângulo de resgate e logo em seguida foi içada de maneira prudente e conduzida pela ambulância ao Hospital Municipal de Guaramiranga, onde foi atendida pelo médico plantonista. Logo em seguida, houve traslado para o Hospital São Carlos, em Fortaleza.

Além do sistema de vantagem mecânica, o bombeiro militar também utilizou seus equipamentos de proteção individual (EPI) e o cinto paraquedista.