Alagoas

Bombeiros treinam para busca e resgate de vítimas em desabamentos

Redação do TNH1 com Assessoria | 10/09/19 - 12h08
Assessoria Bombeiros

Na manhã da última segunda-feira, 09, os bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) iniciaram os treinamentos de busca e resgate em estrutura colapsadas. O exercício ocorreu num depósito de construções, em Guaxuma. A programação é que todos os bombeiros da região metropolitana passem pelas instruções, preparando a tropa para uma ocorrência deste tipo.

De acordo com a corporação, o treinamento busca preparar os militares para atuar, devido aos problemas causados pelas rachaduras no solo dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, o que afetou a estrutura de inúmeros imóveis dessas regiões. 

Segundo o comandante do GBS, major Roberto Wanderley, “o objetivo é capacitar os bombeiros de forma proativa para possíveis atuações em desastres na capital e também no interior. A capacitação é muito relevante porque promove a valorização do desenvolvimento profissional que passa a estudar e revisar técnicas e evolui nosso serviço”.

Foto: Ascom Bombeiros

Para o comandante operacional da região metropolitana, tenente coronel Alan Leite, esse tipo de instrução é uma continuidade das ações que o CBMAL vem desenvolvendo para ocorrências desta natureza. 

“Nós conhecemos a demanda e o comando do GBS vem trabalhando na busca de cursos, materiais, equipamentos para que sua tropa esteja capacitada e pronta para agir. Os materiais estão chegando e este momento é a prática das ações, dando sequência ao nosso trabalho e temos mais planos até o final do ano, como cursos com outras corporações que são referência nessa área”, explicou o oficial.

Para o cabo José Alberto, integrante do GBS, treinar é essencial. “Tivemos mais uma manhã de atividades na área de BREC e foi muito importante para nossa missão. Já tivemos diversas instruções e estágios nessa área e hoje pudemos reavivar nossas doutrinas para estarmos sempre capacitados”, ressaltou o bombeiro.