Geral

Braskem comemora Dia Mundial de SST com avanços na cultura preventiva

27/04/16 - 14h33

Nesta quinta-feira (28), comemora-se o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho (SST), uma data escolhida para dar ampla divulgação das questões relacionadas ao tema e para conscientizar a todos com relação aos riscos de acidentes e do que precisa ser feito para evita-los . Nas unidades da Braskem em Alagoas, na data ,serão discutidos os resultados do desenvolvimento de uma cultura prevencionista, baseada na segurança como um valor inegociável.

Tanto na unidade de Cloro Soda, em Maceió, quanto a de PVC, em Marechal Deodoro, conquistaram ao longo deste último ano marcas importantes de Zero Acidente, com ou sem afastamento de funcionários, os mais visíveis indicadores de um amplo trabalho de reforço na informação e conscientização sobre Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) realizado através de atividades diárias e ações especiais.

Programas como  Fortalecendo SEMPRE, que trabalham a difusão do manual de segurança da Braskem ao mesmo tempo em que reforça a responsabilidade e o papel da liderança na performance de SSMA das equipes. Eventos como as Semanas Temáticas de Segurança, realizadas mensalmente nas Unidades de Vinilicos (Alagoas e Bahia) desde 2015, permitem a disseminação do conhecimento sobre aspectos de SSMA nas diversas especialidades de Manutenção e na Operação.

“A maturidade atingida no cumprimento dos procedimentos de segurança contribui continuamente na redução de ocorrências. Associados a ela, também podemos citar os cuidados diários na execução do trabalho, como a adoção de critérios rigorosos nas liberações de serviços, a avaliação de cenários, a identificação de riscos, e a definição e cumprimento das proteções/recomendações necessárias para mitigar tais ameaças. As medidas resultaram em uma redução significativa na quantidade de ocorrências (incidentes, desvios e acidentes) nos últimos anos”, esclarece Edson Alencar, engenheiro de segurança que atua na unidade de Cloro Soda da Braskem.

Paradas de Manutenção sem nenhum acidente e, o mais importante, a conscientização da interdependência nas questões de segurança são exemplos claros da evolução nos resultados da empresa. A responsabilidade e preocupação com SSMA é algo que deve estar presente em todos os Integrantes e Parceiros dos vários setores que compõe a Braskem,

De fato, Segurança e qualidade do ambiente são uma preocupação que vai além dos muros da fábrica e chega na imprensa alagoana, estimulada pela realização do Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho, que premia as melhores reportagens sobre a importância da qualidade do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e a preservação da vida dos trabalhadores.

Neste esforço, a Braskem conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), através de sua Seção de Inspeção do Trabalho. A entrega dos troféus da 3ª edição do prêmio será no sábado (30), a partir das 20h30, no Armazém Uzina.

Sobre a data

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, em especial a um grupo de 78 mineiros que faleceram em uma explosão de mina na Virginia, nos Estados Unidos.

No Brasil, a data ganhou um destaque próprio através da Lei nº 11.121 de 2005, que estabeleceu o 28 de abril como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde). 

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.