Alagoas

Braskem pede providências ao MPE e MPF contra fake news sobre o Pinheiro

Redação com assessoria | 20/02/19 - 19h48
TNH1

A Braskem protocolou requerimento ao Ministério Público Estadual (MPE-AL) e ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo a adoção de providências contra a disseminação de notícias falsas sobre a situação do bairro do Pinheiro, em Maceió. O requerimento, segundo a assessoria da empresa, alerta para o fato de que as “fake news” têm trazido desinformação e boatos, que geram pânico na comunidade e na população em geral por utilizarem "elementos de catástrofe, de forma proposital e deliberada, para causar o temor público".

"Causa preocupação um aumento sensível nas últimas semanas da disseminação de notícias falsas ou distorcidas que circulam pelas redes sociais. Tal tipo de desinformação, por vezes classificada como 'fake news', está sendo disseminada por pessoas públicas e influentes junto à comunidade, emprestando caráter de verdade a meras opiniões sem embasamento ou mesmo a fatos inexistentes, o que pode prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos em andamento”, diz trecho do requerimento entregue ao MPE-AL e MPF", diz nota divulgada à imprensa.

Ainda de acordo com a assessoria da Braskem, autoridades competentes estão empenhadas em identificar as causas do agravamento das ocorrências nas edificações e nas ruas do bairro do Pinheiro. "Todo o trabalho vem sendo conduzido com rigor e cuidado a fim de encontrar as causas, conforme a situação exige, a fim de evitar o desencontro de informações e a insegurança da população. É importante que a população busque informações em fontes oficiais e credenciadas, a exemplo do Serviço Geológico do Brasil, Defesa Civil do Município de Maceió e do Estado de Alagoas", conclui a nota.