Meio Ambiente

BRK Ambiental se prepara para assumir saneamento da grande Maceió

Ascom BRK Ambiental | 27/05/21 - 12h30
Foto: Rogério Reis / BRK Ambiental

Em pouco mais de 30 dias, a BRK Ambiental assumirá os serviços de água e esgotamento sanitário em 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió. A empresa, uma das maiores de saneamento do Brasil, caminha para a reta final da operação assistida junto à Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal) – etapa inicial da concessão, que consiste em acompanhar as rotinas operacionais e conhecer detalhadamente o funcionamento dos sistemas de água e esgoto na região. Com atuação em mais de 120 municípios brasileiros, a gigante do grupo canadense Brookfield começa a operar no estado a partir do dia 1° de julho. 

Durante o período preparatório, iniciado em janeiro, a BRK Ambiental designou profissionais com ampla experiência na área de saneamento para acompanhar os procedimentos operacionais realizados pela Casal. Até o término da operação assistida, a BRK não executa nenhum serviço, apenas acompanha a atuação da atual concessionária. 

Além de mapear toda a estrutura das redes de água e esgoto com o máximo possível de detalhes, também é de responsabilidade da BRK apresentar, ao longo dos seis meses de operação assistida, os planos de atendimento ao usuário, investimento e operação da empresa ao Governo do Estado, à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e à Casal, que passará a fornecer água tratada para a BRK. 

De acordo com o diretor presidente da BRK Ambiental Alagoas, Fernando Mangabeira, a empresa está focada em atender as obrigações contratuais para, em breve, divulgar detalhes dos planos de atuação. “Neste momento, nossa equipe conta com o suporte da Casal para fazer o levantamento da rotina operacional dos sistemas e conhecer todos os processos realizados atualmente. Ao mesmo tempo, estamos estruturando a unidade e os planos de atendimento, operação e investimento, que serão aplicados na Região Metropolitana de Maceió a partir de julho. Em breve, apresentaremos a toda a sociedade como é o trabalho da BRK e o que muda com a nossa chegada”, destacou. 

Para apresentar mais detalhes sobre o atendimento ao usuário, a operação e manutenção dos sistemas, como será a atuação em cada município e quais investimentos serão realizados para universalizar a água e o esgotamento sanitário na região, a empresa prepara uma coletiva de imprensa que será realizada no dia 1° de junho, um mês antes do início das operações. 

A BRK Ambiental foi a vencedora do leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte. Com um investimento de R$ 2,6 bilhões até 2035, sendo R$ 2 bilhões já investidos até 2027, a companhia vai beneficiar diretamente 1,5 milhão de pessoas.