Nordeste

Cachorro atropelado é cuidado por outro até ser socorrido no Ceará

G1 | 18/02/21 - 09h12
Arquivo Pessoal

O cão vira-lata que foi atropelado e teve a companhia de outro cachorro por mais de uma noite até ser resgatado por uma ONG está em um lar temporário recebendo cuidados ao lado do amigo fiel, em Iguatu, no Ceará. Ambos já despertaram interesse de pessoas que querem adotá-los. O acidente aconteceu no domingo (14) e a cena dos dois juntos às margens de uma avenida chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. As informações são do G1. 

Conforme a enfermeira Marina Assunção, da ONG Adota Iguatu, entre terça e quarta-feira, o animal vem apresentando melhoras e consegue ficar em pé e andar, embora ainda com um pouco de dificuldade. "Acreditamos que não há um problema na coluna. O problema dele é neurológico, a gente fala, mas ele não olha fixo para a gente", afirmou.

O animal está recebendo medicações injetáveis e orais, de acordo com a prescrição da veterinária, para só a partir disso ser feita uma consulta com exames especializados que deverão apontar o diagnóstico dele. "Vamos observar a evolução dele durante essa semana e, caso ele continue como está, então levaremos para uma clínica em Juazeiro do Norte, para fazer outros exames que não temos aqui, mas vamos esperar como ele reage à medicação", disse.

Doação

Caju e Castanha, como foram batizados os dois cães, já têm pretendentes à adoção, de acordo com Marina. Contudo, o processo só vai ser iniciado após a total recuperação dos ferimentos do animal. Ela garante que só vai permitir a adoção dos dois juntos.

"Eles só vão para a adoção quando o ferido estiver totalmente recuperado. Quando ele estiver bem é que começaremos as entrevistas, que serão bem rigorosas. Muita gente está querendo adotar, tem até um humorista, mas será necessário esperar essa recuperação e detalhe: só permitiremos que sejam adotados juntos e analisar se realmente gosta, se não é só status e se possui espaço adequado para os dois", explica.

O tratamento está sendo realizado graças ao dinheiro das doações repassadas para a ONG. No caso de Caju e Castanha, as doações se intensificaram após a repercussão do caso. "A ONG não tem recurso de nada. Apenas doações que as pessoas doam em casos que cuidamos. Estamos recebendo muito mais ajuda nesse caso do que em outros que talvez eram até mais graves, mas que não tiveram tanta repercussão".

Proteção entre os cães

O cachorro foi atropelado em uma das principais avenidas da região central de Iguatu, no sul do Ceará. O animal ferido teve a companhia de outro cão, que ficou com ele a noite inteira até ser resgatado por membros de uma ONG da cidade. O caso aconteceu no último domingo (14) e viralizou nas redes sociais.

De acordo com a enfermeira Marina Assunção, que auxiliou no resgate do cachorro ferido, a informação do atropelamento chegou ainda no domingo, por meio de grupos de WhatsApp. Vídeos mostrando a cena dos dois animais juntos perto de uma árvore no canteiro central da via se espalharam e chamou a atenção dela.

"Ele ficou o tempo todo perto do cão ferido, lambia, passava as patas sobre ele como se estivesse tentando reanimá-lo. Quando colocamos o cachorrinho machucado dentro do carro, o outro já foi pulando no banco, e assim ficou acompanhando até na hora do atendimento na clínica", detalhou.