Maceió

Cadastro para regulamentação de mototaxistas começa na próxima quarta (1º)

Ascom SMTT | 25/08/21 - 13h56
Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que será iniciado, na próxima quarta-feira (1º), o cadastro dos mototaxistas junto ao órgão. A medida é necessária para regulamentar o serviço de transporte público individual de passageiros por mototáxi na capital. Os profissionais terão 60 dias para efetivar o registro. Para que o processo seja realizado com mais agilidade já foi realizado o pré-cadastramento dos profissionais. Na ocasião, 1.653 mototaxistas participaram da etapa, que ocorreu em parceria com o Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (Simeal). A estimativa é que cerca de três mil profissionais atuem no segmento na capital.

O superintendente da SMTT, André Costa, destaca o compromisso do órgão municipal em regulamentar os serviços prestados aos cidadãos. “A segurança viária é uma grande preocupação e nosso compromisso com os maceioeses. Somente com profissionais devidamente regulamentados o cidadão estará assegurado que utiliza um transporte que está perfeitamente adequado ao que exige a legislação”, ressaltou. De acordo com o presidente do Simeal, Ed Sampaio, os profissionais precisam aderir a regulamentação, já que é uma solicitação da categoria há muitos anos. “O Sindicato, em parceira com a SMTT, tem estimulado a categoria a participar do cadastro, pois é uma conquista importante e deve ser aproveitada. Talvez aqueles que não realizaram o pré-cadastro tenham pendências na documentação, mas incentivamos que regularizem a situação o quanto antes”, pontuou.

Para os profissionais que não realizaram o trâmite inicial. A segunda etapa para o cadastramento que permitirá a regulamentação dos profissionais terá alguns critérios exigidos, entre eles a padronização dos veículos, para facilitar a identificação desses profissionais e proporcionar segurança aos usuários. A medida será implantada através de adesivagem nos tanques das motos e capacetes na cor laranja, além de vestimentas com camisas e coletes contendo o número do alvará e identificação da Prefeitura de Maceió, como ilustrado aqui.

Documentos necessários - Será necessária a apresentação de originais e cópias das certidões criminais estadual e federal, certidões de quitação militar e eleitoral, certidão do sindicato, atestado de saúde ocupacional (ASO), apólice de seguro, certificado do curso de mototaxista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apta para transporte remunerado, CRLV, comprovante de residência atualizado no nome do permissionário e duas fotos 3×4.

Mais informações - Os atendimentos para tirar dúvidas sobre a regulamentação seguem até o dia primeiro de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no piso térreo do estacionamento garagem do Maceió Shopping, na Avenida Comendador Gustavo Paiva, 2.990, em Mangabeiras. Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (82) 98852-5574.