Rio 2016

Cadeirante cai, mas se levanta durante revezamento da tocha olímpica; assista

07/05/16 - 14h27
Reprodução / Vídeo

Na noite de quinta-feira (5), um vídeo começou a circular nas redes sociais e provocar grande polêmica. Ele mostra o revezamento da tocha olímpica na cidade de Anápolis, em Goiás.

O vídeo mostra a equipe de segurança acompanhando os atletas e demais personalidades que levam o acessório olímpico. Um homem cadeirante chega a cair no chão, mas com o apoio das próprias pernas, ele consegue se levantar e manter a tocha segura em uma das mãos. O fato de um cadeirante se levantar provocou muita polêmica na internet. Muitos internautas brincaram com a situação, dizendo que ali havia ocorrido um "milagre". 

Assista:

O nome do rapaz que aparece nas imagens caindo e se levantando com a ajuda de policiais é João Paulo Nascimento. Aos 25 anos, ele não é deficiente físico, mas representa o esporte paraolímpico brasileiro, atuando como um atleta de basquetebol em cadeira de rodas. Em seu Instagram, ele narrou a oportunidade de carregar a tocha com grande emoção e não reclamou do incidente ocorrido em Anápolis. Em imagens publicadas na rede social, ele parece de pé, dirigindo e também sentado em sua cadeira de rodas.

De acordo com a rádio Metropolitan FM, João está em uma escala de 1 a 4,5 em dificuldade de movimentação das pernas. Diferente do que muitas pessoas possam ter acreditado, ele não é paraplégico. No entanto, após alguns problemas e um sério acidente no ano de 2005, o atleta ganhou o direito de praticar o esporte.

No Facebook, apenas um dos vídeos que exibe o acidente tem mais de 250 mil exibições. Apesar do susto, o fogo olímpico não foi apagado e foi transmitido a outra pessoa em Goiás.