Imagem Caldinho Pinto Baiano: já provou?
Nide Lins

Caldinho Pinto Baiano: já provou?

Em 26 de Novembro de 2024 às 08:59

Por Redação

Não leve a mal o nome, mas o "Pinto Baiano" é um caldinho delicioso do Baianíssima Caldos e Sopas (@baianissimacaldosesopas), inspirado no clássico Xin Xin de galinha, um prato de origem africana muito popular na Bahia. A receita leva camarão defumado, amendoim, coco e frango, mas sem dendê. Isso porque Hebe Rocha, conhecida como Baiana, adaptou o prato ao paladar alagoano. E eu adorei! Se ficou curioso, vem comigo conhecer a história dessa empreendedora de Salvador que veio parar em Maceió por causa de um amor alagoano: Claudionor Teixeira. Ele roubou o coração da Baiana e trouxe-a para a terra de Djavan.

A  história da Baiana é temperada com muito amor e determinação

Onde encontrar os caldos da Baiana?

Baianíssima Caldos e Sopas funciona ao lado do DHPP, no complexo das Delegacias na Chã de Bebedouro, de terça a sábado, das 18h até acabar o estoque. Mas, assim que a reforma da Praça Rui Palmeira, no Mirante da Chã de Bebedouro, for concluída, a Baiana voltará para o lugar onde começou sua trajetória empreendedora.

Variedades dos caldinhos da Baianíssima 

Sabores que encantam

Se você prefere algo mais clássico, como eu, a Baiana também não decepciona. A sopa de carne bovina com batata inglesa, macarrão, hortelã e alfavaca resgata memórias afetivas e aquece as noites no bairro. Já o caldo campeão de vendas é o de costela, repleto de carne desfiada. Qual o segredo do sucesso? Baiana revela: nada de temperos químicos. Ela só usa ingredientes naturais, como cebola, alfavaca, hortelã (nas carnes), coentro e salsa — sempre em abundância. Não há pimentão, tomate ou pimenta na base, mas, para quem gosta, a pimenta pode ser adicionada à parte.

Caldinho de costela é topado de carne

O cardápio também surpreende com o "Pipa", um caldo feito com arraia, coco e castanhas, que tem um sabor delicado e único. Outro queridinho é o "Santinha Baiana", inspirado na tradicional quenga. O caldo de camarão vem "topado" com camarões inteiros (eu prefiro sem casca, mas ainda assim é delicioso). E ainda tem as opções de atum com amendoim, amendoim com charque, dobradinha, feijoada, mocotó e o robusto caldo nordestino — uma mistura de charque, calabresa, carne de sol, carne moída e abóbora.

Hebe é a Baiana, mulher nordestina que mudou de profissão e deu certo

Uma história de luta e amor

A trajetória da Baiana começou por amor. Ela conheceu Claudionor Teixeira, o Claudio, durante um Natal em Maceió. Após uma amizade nas redes sociais e um namoro online, Claudio foi para Salvador em 2018 e declarou: “Você vai voltar comigo”. Desde então, Baiana está coladinha no seu amor alagoano.

 Caldinho de mocotó sem gordura, é bom demais

Formada em Terapias Holísticas, Baiana trabalhava em uma clínica no bairro Pinheiro. Porém, com o fim do bairro e a pandemia, ela se viu sem perspectiva. Até que uma amiga lhe presenteou com R$ 200,00. Determinada, ela investiu o valor em duas garrafas térmicas, tecidos de chita para decorá-las, camarão para caldinho e ingredientes para sopas. Sem mesa, cadeira ou estrutura, começou a vender seus caldos em 2022 na Praça Rui Palmeira.

 Camarão manda bem no caldinho da Baianíssima Caldos e Sopas
Camarão manda bem no caldinho da Baianíssima Caldos e Sopas

“Ninguém me conhecia, então oferecia caldinho de graça nos copinhos de café. Assim, conquistei minha clientela”, lembra Baiana, que conheci no Festival Nômades, no Maceió Shopping. Ela não para: também marca presença em eventos e está sempre pronta para levar mais sabores ao público. Quer felicidade? É só contratar a Baiana!

Baianíssima Caldos e Sopas (@baianissimacaldosesopas)

Preço: a partir de R$ 8,00 - Aceita-se cartões e Pix

Funciona ao lado do DHPP, no complexo das Delegacias na Chã de Bebedouro, de terça a sábado, das 18h até acabar o estoque

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas