Maceió

Câmara de Maceió vai investigar ataques homofóbicos sofridos por vereador

TNH1 | 22/03/24 - 15h44
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Câmara Municipal de Maceió vai investigar os ataques homofóbicos sofridos nas redes sociais pelo vereador Rodolfo Barros (PSB). A determinação foi feita pelo presidente da casa, vereador Galba Netto, logo após Rodolfo Barros expor o crime, durante uma sessão nessa última quarta-feira (20).

"Toda a estrutura da CMM está à sua disposição. E fazemos questão de pegar cada comentário e repassá-los à Procuradoria para que tome as medidas e encaminhe às autoridades competentes, para que os culpados sejam punidos com rigor", disse Galba.

Rodolfo Barros, que se emocionou ao compartilhar os ataques sofridos com os demais parlamentares, relatou que os discursos de ódio começaram após ele fazer ele comentar sobre o caso de homofobia sofrido pelo jogador de vôlei Anderson Melo, na última quinta-feira (14), durante uma partida do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que ocorreu em Recife (PE).  

"Ontem, eu fiz nesta casa um discurso sobre um crime de homofobia após palavras ofensivas feitas a um jogador de vôlei, durante uma partida. Ele, no exercício de sua profissão, foi vítima de palavras extremamente ofensivas. Porém, em um recorte minúsculo, foi veiculado na imprensa que a minha fala era sobre a minha vida pessoal, quando, em nenhum momento, eu quis fazer da minha vida pessoal uma bandeira neste plenário. De maneira alguma eu quis me promover sobre uma pauta que eu considero extremamente importante e necessária. A consequência disso são comentários extremamente ofensivos, não apenas nas redes sociais. Eu evito sempre ler esses comentários. São comentários que eu não vou querer reproduzi-los, pois eles atingem um lugar muito sensível no meu coração e eu sei disso. Eu não estou fazendo essa fala para me vitimizar", citou Barros. 

Ainda segundo o parlamentar, algumas pessoas chegaram a questionar a fé dele por causa da sua orientação sexual. " Eu vou representar todos os maceioenses, seja ele de qualquer lugar ou qualquer clero e classe social. Ontem eu vi pessoas relacionando a minha orientação sexual à fé que eu professo. Eu vou continuar a crer que Jesus Cristo é o meu Senhor e o salvador da minha vida, independente se eu escolhi viver com outro homem ou não. Essa é a fé que eu professo desde que eu nasci, e eu vou continuar professando. Eu sou motivo de orgulho para a minha casa, para a minha mãe e família. Eu não vou aceitar ser reduzido pela minha orientação sexual", desabafou Fábio.