Mundo

Onda de tornados castiga os Estados Unidos e deixa mortos e feridos

MetSul | 28/04/24 - 17h47
Divulgação/Metsul

Dezenas de tornados atingiram o Centro dos Estados Unidos na sexta-feira e seguiram durante o sábado, destruindo casas, derrubando linhas de energia e ferindo pelo menos três pessoas, disseram as autoridades. Mais de 70 tornados foram registrados em todo o país pelo Serviço Meteorológico Nacional (NWS), a maioria deles em torno de Omaha, um centro de transportes em Nebraska.

Imagens de caçadores de tempestades postadas nas redes sociais mostraram imensos tornados varrendo o céu, revirando terra, poeira e materiais em seu caminho. No subúrbio de Elkhorn, em Omaha, as tempestades arrasaram várias casas, arrancaram telhados e arrancaram as folhas das árvores.

“O pessoal de emergência continua a verificar as casas danificadas e a ajudar os cidadãos feridos”, publicou a polícia de Omaha na plataforma de mídia social X.  Mais ao sul, perto de Lincoln, capital do estado de Nebraska, um tornado atingiu um galpão industrial. As cerca de 70 pessoas que estavam lá dentro quando o telhado desabou foram evacuadas, mas três sofreram ferimentos sem risco de vida, disseram as autoridades do condado de Lancaster em entrevista coletiva.

A Nordeste de Lincoln, perto de Waverly, fortes ventos tempestuosos derrubaram um trem dos trilhos, disseram as autoridades. Cerca de 11.000 residências ficaram sem energia em Nebraska, de acordo com o site de rastreamento Poweroutage.com.

O NWS, o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, emitiu vários alertas urgentes de tornados em vários estados centrais norte-americanos na sexta-feira e alertou que fortes tempestades continuariam nas planícies centrais, estendendo-se até o Sul até o Texas.

Vários aviões danificados em meio podiam ser vistos em m em meio aos destroços espalhados por centenas de metros. Com o terminal de passageiros ainda intacto, as operações aeroportuárias foram retomadas pouco menos de uma hora depois. Equipes de análise do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos encontraram danos consistentes com um tornado EF-3 na região.


Os tornados prosseguiram no sábado com mais danos neste evento de tempo severo de dias seguidos nas Planícies Centrais dos Estados Unidos. O Centro de Previsão de Tempestades da NOAA recebeu mais de 100 relatos de mau tempo no sábado, sendo a maioria de granizo grande, mas vários tornados foram avistados em Kansas e Oklahoma.

Os tornados são fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra. Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade devastadora, capaz de causar grande destruição em segundos a minutos.


A escala Fujita, frequentemente usada para classificar a intensidade de tornados, varia de F0 a F5, sendo F5 o mais poderoso. Os tornados geralmente se formam em áreas onde massas de ar quente e úmido encontram massas de ar frio e seco, criando condições ideais para o desenvolvimento desses vórtices.

Tornados ocorrem em muitas partes do mundo, incluindo Austrália, Europa, África, Ásia e América do Sul. Até a Nova Zelândia relata cerca de 20 tornados por ano. Duas das maiores concentrações de tornados fora dos Estados Unidos são nas latitudes médias da América do Sul e em Bangladesh.

Cerca de 1.200 tornados atingem os Estados Unidos anualmente. Como os registros oficiais de tornados datam apenas de 1950, não se sabe o número médio real de tornados que ocorrem a cada ano. Além disso, os métodos de detecção e relato de tornados mudaram muito nas últimas décadas, o que significa que a estatística hoje considera tornados que no passado não entrariam na contabilidade. O Brasil não possui um banco de dados robusto sobre estas ocorrências no país ao longo da história e projetos de verificação e contabilidade de eventos são incipientes.