Trânsito

Campanha Educativa do Detran/AL aborda papel do idoso no trânsito

Ascom Detran-AL | 18/09/20 - 19h06
Divulgação / Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) promove, entre os dias 18 e 25 de setembro, a campanha educativa em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2020. A iniciativa, realizada anualmente, tem o objetivo de conscientizar a população para os cuidados necessários no espaço trânsito.

Em razão da pandemia, a campanha terá maior abrangência no meio digital. Nesse ano, a mensagem estabelecida para todo o Brasil é “Perceba o risco, proteja a vida”, e em âmbito local, o Detran de Alagoas desenvolveu o mote “Dever de Todos”, para destacar a responsabilidade coletiva ao longo da campanha. As ações educativas serão voltadas especialmente para o papel do idoso, tendo em vista que esse grupo é um dos mais afetados.

Vulneráveis

Dados publicados no site do Observatório Nacional de Segurança Viária em outubro de 2019, evidenciam que os idosos são os que mais morrem em decorrência de acidentes de trânsito. Esses dados revelam que os maiores percentuais de acidentes fatais ocorrem com esta parcela da população na condição de pedestre, seguido por acidentes como ciclistas, depois como condutores de veículos, e por último como motociclistas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em Alagoas, a estimativa é de que 7,40% da nossa população tem 65 anos ou mais, o que representa cerca de 246.642 mil idosos. O número de condutores na faixa etária de 60 anos ou mais também chama atenção, totalizando 85.074, o que representa cerca de 15% do total de condutores do Estado. A maior parte habilitada na categoria B.

Estes dados revelam que os idosos estão incluídos no espaço do trânsito de uma maneira efetiva e, por isso, estão expostos a diversas faces da violência no trânsito.

Ações

Durante a semana, a autarquia irá realizar diversas ações on-line voltadas para discutir a temática. Serão feitos seminários digitais e lives nas redes sociais para discutir o assunto em parceria com representantes de outros órgãos do Sistema Trânsito, acadêmicos e pesquisadores da área.

As ações presenciais serão a abertura e o encerramento. A primeira ocorre nesta sexta-feira (18), a partir das 15h, no Posto de Polícia Rodoviária da AL 101 Sul, em Marechal Deodoro. O evento contará com a distribuição de materiais educativos e serviços de saúde. Já o encerramento acontece na próxima sexta (25), na Rodovia BR 101, em Rio Largo, também com uma blitz educativa.