Alagoas

Campanha junina do Hemoal distribui camisas para doadores de sangue

Ação acontece em Maceió até sábado (15) e em Arapiraca até esta sexta-feira (14); número de transfusões triplica em junho

Agência Alagoas | 13/06/19 - 18h50
Olival Santos - Agência Alagoas

A campanha junina promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está homenageando os doadores de sangue com uma camisa em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado à doação sanguínea. Até sexta-feira (14), na Unidade Arapiraca, e sábado (15), na Unidade Maceió, todos os voluntários estão sendo contemplados após o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas.

O Hemoal Maceió-Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até as 17h. Já o Hemoal Maceió-Farol, localizado no Hospital Veredas, atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. O Hemoal Arapiraca, localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Por meio da campanha junina de doação de sangue, o Hemoal espera formar um estoque estratégico para atender as vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes automobilísticos e os feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de Corpus Christi (20/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). Ao longo do mês de junho, o número de transfusões triplica, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Critérios para doação 

 Para se candidatar à doação de sangue, é necessário estar em perfeito estado de saúde e portar um documento de identificação com foto. O candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 quilos. Estarão impossibilitados de doar sangue aqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.

No caso dos menores de 18 anos, é necessário estarem acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original com foto. Quanto às mulheres, não é permitida a doação para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado.