Amina Abakarova, de 43 anos, que é campeã de xadrez, foi suspensa após usar mercúrio par tentar envenenar a rival de infância antes de um torneio, no sul da Rússia, na última sexta-feira.
Imagens gravadas por câmeras de segurança (veja abaixo) mostram a campeã russa entrando no salão onde seria disputado o torneio, retirando um frasco com mercúrio da bolsa e espalhando o líquido sobre as peças que seriam usadas antes de uma partida. Amina Abakarova teria agido por vingança após um suposto insulto pessoal.
O alvo da xadrezista seria a jogadora Umayganat Osmanova, que começou a passar mal logo após o início de uma partida. Osmanova sofreu tontura severa e náuseas e foi socorrida por uma equipe médica.
"Como muitos, estou perplexo com o que aconteceu e os motivos de uma competidora experiente como Amina Abakarova são incompreensíveis. As ações dela poderiam ter levado a um desfecho trágico, ameaçando a vida de todos presentes, inclusive a dela mesma", lamentou Sazhida Sazhidova, que é ministro do Esporte da Rússia.
De acordo com o jornal britânico Telegraph, Abakarova teria relatado para alguns competidores que tentou envenenar a rival por motivo de “vingança” após coisas “desagradáveis” que Osmanova teria dito sobre ela e seus familiares.
O caso e está sendo investigado pelas autoridades russas.