Futebol

Campeonato Alagoano começa nesta quinta-feira com Aliança x CSA no Rei Pelé

Paulo Victor Malta | 20/01/22 - 15h55
Rei Pelé será palco da estreia do Campeonato Alagoano 2022 | Pei Fon / TNH1

O Campeonato Alagoano está de volta! A competição estadual da temporada 2022 começa nesta quinta-feira, 20, com o duelo entre Aliança e CSA, às 20h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, na rodada de abertura da primeira fase. O Pajuçara Futebol Clube transmite hoje a partir das 18h todas as emoções da partida pela Rádio Pajuçara FM Maceió - 103,7

ASA, CRB, Cruzeiro-AL, CSA, CSE, Jaciobá, Murici e Desportivo Aliança são os protagonistas desta 92ª edição do Campeonato Alagoano. O atual campeão é o Azulão, que vem disputando finais consecutivas com o Galo desde 2016. 

A equipe do PFC mantém a formação do ano passado. César Pita, o 'Amigão da Galera', liderado o time com a potente narração que os ouvintes alagoanos conhecem bem. O comentarista Marlon Araújo e os repórteres Bruno Protasio e Júlio César Oliveira completam o 'Time que já nasceu campeão'. 

"Agora começa! É uma temporada de muito futebol. Temporada de Copa do Mundo, Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O PFC não poderia ficar fora dessa. É o ano do futebol. O CSA joga contra o Aliança no Rei Pelé. O mando de campo é do Desportivo Aliança. Às 18h, nós já faremos o PFC direto do Trapichão com toda a nossa equipe. O quadrado mágico do PFC (risos)", disse César Pita em entrevista ao Fique Alerta, da TV Pajuçara.

O narrador também destacou que esse ano o PFC completa 14 anos. Como novidade, o programa estreou o canal oficial no Youtube, onde os internautas vão poder acompanhar as transmissões e interagir diretamente com a equipe. 

"Estamos estruturando nosso canal da Rádio Pajuçara no Youtube. É Pajuçara FM Oficial. Esse é o nosso canal. Você faz a inscrição no canal, ativa o sininho que é para saber quando tem vídeo novo e também pode interagir. Será uma modalidade diferente. Nas resenhas esportivas, o torcedor vai poder ver a imagem, o que está acontecendo no estúdio. Está quase tudo pronto, mas o canal já está valendo", detalhou Protasio.

Regulamento - O Campeonato Alagoano segue com formato de disputa única na primeira fase. Os oito clubes duelam entre si. Os quatro primeiros se classificam para o mata-mata com jogos de ida e volta já na semifinal. Apenas o último colocado da fase inicial será rebaixado. No mata-mata, o primeiro colocado encara o quarto, enquanto o segundo duela com o terceiro. Quem avançar, decide o título alagoano em duas finais. 

O campeão estadual garante vaga na Copa do Brasil 2023 e na fase de grupos da Copa do Nordeste do ano que vem. O vice-campeão também se classifica para a Copa do Brasil. A terceira vaga de Alagoas na Copa do Brasil será decidida em confronto entre o campeão da Copa Alagoas e o terceiro colocado. A vaga de Alagoas na Série D do Brasileiro ficará com o time melhor posicionado, a exceção de CSA e CRB, que já têm divisão garantida na Série B. 

Público - Ao menos por enquanto, a presença das torcidas está liberada nos estádios. Em Alagoas, o atual decreto cobra a apresentação do cartão de vacina contra Covid-19 com o esquema de imunização completo ou o exame PCR negativo feito em até 72 horas antes do jogo.

VAR - O Árbitro de Vídeo deve ser implantado pela Federação Alagoana de Futebol nos dois jogos da final. Há a possibilidade da tecnologia ser utilizada nas semifinais, mas isso ainda será discutido, tendo em vista o alto custo da contratação.