Contextualizando

Candidatura de Renan Filho ao governo ganha ares de irreversível

Em 8 de Julho de 2025 às 09:00

No evento de lançamento do VLT de Arapiraca, nesta segunda-feira, 7, o senador e Ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB) deu uma declaração tão espontânea e contundente que fica difícil voltar atrás.

“Eu vou me desincompatibilizar é em abril pra ficar apto a disputar as eleições ao governo de Alagoas", disse ele, de forma categórica.

Tudo bem que o ambiente era altamente propício - com ele estavam o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros e o prefeito Luciano Barbosa, todos personagens ilustres do MDB -, mas o peso das suas palavras ecoou muito forte, num jeito que aparentemente não tem mais como retroceder.

No fundo, mais do que um desejo pessoal Renanzinho sabe que sua candidatura ao governo é uma forma de reforçar, e muito, a candidatura de Renan Calheiros, que em 2026 tentará pela quinta vez seguida se eleger para o Senado, no que seria a última campanha do seu pai, que disputará mais uma reeleição já com 71 anos de idade.

Com um Renan concorrendo ao governo e o outro ao Senado, dos cargos majoritários para a eleição do próximo ano restaria o grupo do Palácio República dos Palmares definir quem seria o vice de Renanzinho e o candidato à outra vaga de senador.

A peça mais valiosa nesse xadrez político é o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), que tem recebido afagos de Renan Calheiros para se integrar ao grupo palaciano.

JHC, entretanto, tem adotado um silêncio sepulcral em relação a essa questão - há quem diga que esperando a definição do presidente Lula (PT), aliado dos Calheiros, sobre a nomeação da sua tia Marluce Caldas para ministra do Superior Tribunal de Justiça.

O cenário atual recomenda esperar para ver no que vai dar...

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas