Futebol

Capacitação vai reunir treinadores de base dos clubes alagoanos

Profissionais terão aulas durante seis dias, em curso promovido pela UFAL e a FAF 

Assessoria | 21/07/21 - 21h03

Treinadores de base e profissionais de quase 30 clubes estarão se preparando na I Jornada de Capacitação do Futebol Alagoano, que inicia na próxima segunda-feira (26) na UFAL. O evento é pioneiro no Estado e vai reunir grandes nomes do futebol durante seis dias. 

Equipes da Série A do Campeonato Alagoano já confirmaram presença e terão profissionais capacitados na Jornada. As aulas serão realizadas contando com formação teórica e atividades práticas. 

Um dos palestrantes será o ex-jogador Branco, campeão mundial pelo Brasil e que atualmente é coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira. 

A abertura do evento acontece na segunda-feira, a partir das 14h, na UFAL. A programação estende-se durante toda a semana até o sábado (31). A partir da terça-feira (27) as atividades iniciarão às 8h e seguirão até às 17h. 

Serão abordados assuntos que visam aprimorar a capacidade técnica dos treinadores, ampliando a base de conhecimento teórico para aumentar o nível da preparação dos clubes alagoanos. 

Os treinadores também realizarão atividades no campo do Estádio da UFAL, com direcionamento nas seguintes áreas: metodologia do aquecimento, avaliação funcional, jogos reduzidos na preparação física, treinamentos técnicos, táticos táticos e treinamentos de força. 

AULAS TEÓRICAS 

Entre os principais temas que serão abordados nas palestres, destacam-se: 

"Metabolômica: Revolução no futebol alagoano" (Prof. Pedro Balikian Jr.);

"Realidade das categorias de base no Brasil", "Aspectos Táticos e Técnicos do futebol moderno" e Liderança e Motivação" 
(Prof. Marcelo Guimarães);

"Futebol Feminino em Alagoas e Brasil" (Prof. Gustavo); 

"Arbitragem e as Regras do Jogo" (Denis Ribeiro Serafim);

"Gestão, Planejamento e Organização de Eventos Esportivos" (Jaime Matsumoto).

A Jornada é uma iniciativa da UFAL, Laboratório de Ciências Aplicadas ao Esporte (Lacae) em parceria com a Federação Alagoana de Futebol e que conta com o apoio da Academia de Futebol e da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).