Mundo

Capitólio dos EUA entra em lockdown após veículo avançar contra polícia

Folhapress | 02/04/21 - 23h08

Duas pessoas foram feridas e uma morreu após um veículo avançar contra o bloqueio policial no Capitólio, como é conhecido o Congresso dos Estados Unidos, em Washington (DC), no início da tarde desta sexta-feira (2). A polícia isolou a área e não é permitido a ninguém entrar ou sair do perímetro de segurança.

A polícia do Capitólio informou que um carro furou o bloqueio e três pessoas foram feridas e encaminhadas para o hospital: dois policiais e o motorista, detido sob suspeita de atentado à segurança local.

De acordo com a agência AP, o motorista do veículo avançou contra os policiais, desceu do veículo portando uma faca e atingiu um dos agentes. Ainda segundo a AP, ele foi baleado e levado ao hospital em estado crítico, onde veio a falecer.

O incidente ocorreu a menos de cem metros da entrada do prédio onde fica o Senado, em uma via que normalmente é usada apenas por senadores e servidores. No entanto, na tarde desta sexta, o Congresso está em recesso e a região apresentava circulação tranquila.

O jornal Washington Post divulgou que a polícia emitiu o seguinte alerta às pessoas que se encontram dentro do complexo: "É permitido se locomover entre os prédios, mas evitem janelas e portas que dão para a área externa. Se estiver do lado de fora, busque uma área coberta".

SEGURANÇA REFORÇADA

A segurança em torno do Capitólio foi reforçada após a invasão que ocorreu no Congresso em janeiro deste ano por extremistas de direita e apoiadores do então presidente Donald Trump. Na ocasião, era realizada a sessão que validava a eleição do democrata Joe Biden, atual presidente dos EUA.

A invasão promoveu o pânico entre parlamentares, que deixaram o edifício às pressas, e deixou diversas pessoas feridas. Uma mulher foi baleada e morreu. Houve ameaças de bombas e manifestantes depredaram o gabinete de congressistas -um dos gabinetes alvo de vandalismo pertence à presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi.