Televisão

Carla e Arthur, Clanessa, Dhomini e Sabrina: Formar casal ajuda a ir mais longe no BBB?

G1 | 12/03/21 - 17h08
Reprodução / TV Globo

Das 20 pessoas que ganharam o BBB, oito delas formaram um casal no reality show. Foi o caso de Dhomini e Sabrina; ou do trisal Diego Alemão, Fani e Iris.

Nessas duas edições, o relacionamento foi parte importante da vitória dos dois homens da relação. Mas será que formar um casalzinho no BBB aumenta as chances de ganhar?

Analisando a lista de vencedores, a resposta é: não tanto. Pode ser um diferencial competitivo, mas não te garante a vitória, é claro.

Um dos casais mais marcantes do BBB deu o primeiro beijo gay do reality show. Clara e Vanessa, o casal Clanessa, participou do BBB14.

O pesquisador Arthur Guedes defendeu no mestrado a dissertação “A GLOBO SHIPPA MUITO CLANESSA”: A configuração do fandom Clanessa na dinâmica transmídia do BBB14”.

No texto, ele explica como formar um casal foi importante para a vitória de Vanessa naquela edição.

Shippada legitimada

Guedes mostrou como os fãs e outros espectadores em geral queriam que o casal Clanessa fosse protagonista.

Segundo ele, muita gente enxergou no relacionamento da Clara e da Vanessa um “objeto de adoração que gostariam de observar de perto e que serviria como um motivador para o acompanhamento do programa”.

Elas chegaram juntas até o fim do programa: Clara ficou em terceiro e a Vanessa em primeiro. Boa parte dessa conquista vem do fato de que elas formavam um casal considerado fofo e autêntico.

Elas foram protagonistas, não negaram quem elas eram e por isso foram tão longe. Clanessa até hoje é um dos casais mais marcantes do BBB.

E quando o casal atrapalha?

Carla Diaz e Arthur são um casal que demonstram falta de sintonia, mesmo que ainda estejam juntos após ela voltar do paredão falso.

"Você quer ser meu parceiro no amor e no jogo?", perguntou a atriz quando reencontrou o crossfiteiro.

As incertezas e indecisões de Arthur são um contraponto ao comprometimento de Carla. A relação não é apreciada pelos espectadores.

Clara e Vanessa provaram que formar casal pode ajudar no jogo, mas tem que ser um casal que beija com vontade, que parece de verdade.

Se o casal é meio artificial, isso só atrapalha. Na edição 2021, poderíamos ter um dos casais mais interessantes, o GiLukas. Mas Gilberto e Lucas ficaram apenas no primeiro beijo.

Há também a possibilidade de a formação de um casal atrapalhar a trajetória do participante. Será que Marcela teria melhor sorte se não tivesse encontrado Daniel no BBB20?

Será que Carla teria mais chance de ganhar o BBB21 se não ficasse com Arthur? Provavelmente, sim.