O carnaval do Recife em 2025 vai ter programação desde a quarta-feira, dia 26 de fevereiro. Entre as atrações estão artistas como João Gomes, Pabllo Vittar, Glória Groove, Alcione, Ferrugem e Ney Matogrosso, que pela primeira vez se apresenta no período carnavalesco na cidade. Essas apresentações vão acontecer no Marco Zero, principal polo da festa na cidade.
LEIA TAMBÉM
Detalhes da programação foram divulgados nesta sexta-feira (14). Serão mais de 3 mil apresentações em 51 polos espalhados pela cidade (veja vídeo acima). Segundo a gestão, a programação é composta por 98% de artistas locais.
O Marco Zero também vai receber shows de atrações como Xamã, Nação Zumbi, Alceu Valença, Priscila Senna e Raphaela Santos. Neste ano, os homenageados são Elba Ramalho, Marron Brasileiro e a Troça Abanadores do Arruda, e o tema da festa é "Carnaval do Recife. É gente".
Segundo a prefeitura, a expectativa é que mais de 3,5 milhões de foliões vão brincar o carnaval da cidade, com movimentação de R$ 2,7 bilhões na economia local. A ocupação hoteleira durante o período está em 97%.
"É um momento em que a gente tem a grande festa, mas tem a ativação econômica [...]. A gente vai fazer um grande carnaval mais uma vez, trazendo uma novidade que as pessoas pediram e a gente atendeu, de prolongar a festa", declarou o prefeito João Campos (PSB).
Dos 51 polos, são nove centralizados, 12 descentralizados, um instrumental, sete infantis, cinco corredores da folia, 15 polos comunitários e dois que serão passarela para o Concurso de Agremiações.
Os principais polos, além do Marco Zero, são a Praça do Arsenal, Samba da Moeda, Parque das Graças Instrumental, QG do Frevo, Praça da Independência e Pátio de São Pedro. A programação deles foi divulgada na internet.
Entre as atrações da terra, estão artistas como Siba, Devotos, Zé Manoel, Isadora, Martins, Almério, Encanto e Poesia, Lula Queiroga, Jota Michiles, Silvério Pessoa, Flaira Ferro, Almir Rouche.
O prefeito anunciou, ainda, que o carnaval vai ter uma programação estendida, já que, neste ano, a festa vai emendar com o feriado estadual da Data Magna, no dia 6 de março.
No dia seguinte à Quarta de Cinzas, o Padre Fábio de Melo grava o DVD no palco do Marco Zero. Na sexta, dia 7, é realizado o Festival Recife Cidade do Brega, com diversas atrações desse ritmo, que é patrimônio da cidade.
"A gente conseguiu fazer um projeto de gravação do DVD onde a prefeitura não vai ter custos sobre a contratação do artista e a própria gravação do DVD, que é privada. E a gente consegue ativar a economia por mais tempo", afirmou o prefeito.
LEIA MAIS
+Lidas