Televisão

Carolina Ferraz diz ter 'muitos recursos a explorar' na Record

Folhapress | 11/07/20 - 12h27
Foto: Reprodução / Instagram

Tenho me preparado para isso ao longo dos meus 52 anos de vida. Estou feliz, bem animada e vai ser bacana. Faremos um trabalho incrível", afirma a atriz goiana Carolina Ferraz, que vai estrear neste domingo (12) como apresentadora do Domingo Espetacular (Record). Além de comandar o programa ao vivo ao lado de Eduardo Ribeiro, ela também fará reportagens especiais.

Ela diz que a oportunidade é importante para mostrar os diversos talentos do artista. "Não vejo o artista com uma faceta exclusiva. Gostaria de me observar como uma artista 360 graus, com possibilidades de fazer e de exercitar várias delas. Tenho vários interesses e recursos para explorar. Sorte a minha."

Natural de Morrinhos, no interior de Goiás, Carolina Ferraz se mudou, aos 14 anos, com a mãe para São Paulo após seu pai, Ladislau Noel Ferraz, ser assassinado com seis tiros em Goiânia, em 1982. "Ele foi assassinado, mandaram matar meu pai com seis tiros, três na cabeça. O problema não é a corrupção, ela existe em qualquer lugar do mundo, o problema é a impunidade.

Todo mundo sabia quem matou meu pai, mas a pessoa, porque o país é corrupto, conseguiu se libertar disso sem sequelas", disse a atriz durante uma entrevista a Fábio Porchart, em 2017. "Essa pessoa teve um câncer e morreu, e perdeu dois filhos. Eu não desejo mal a ninguém, o carma veio."

A trajetória como apresentadora começou ainda no final da década de 1980. Em 1987, quando tinha 19 anos, Ferraz estreou na televisão como apresentadora do Shock e do Programa de Domingo, da extinta TV Manchete. Foi para a Globo em 1992 e começou a apresentar o Fantástico com Celso Freitas e Doris Giesse. Também apareceu em alguns episódios do Você Decide, em 1993. Em 2014, a atriz apresentou no GNT o programa culinário Receitas da Carolina, que ficou no ar até 2017.

A ideia, diz Ferraz, é acumular profissões e não descartá-las. A carreira como atriz continua de pé. "Não vou dar pausa, sou atriz, é meu berço. Sigo com meus projetos como atriz, no teatro e no cinema. Em setembro, lançarei minha webserie de dramaturgia no meu canal do YouTube que, graças a Deus, está indo muito bem. Poder trabalhar como produtora me deixa realizada", conta ela, que dedica dois dias na semana para publicar conteúdo no canal online.

Carolina Ferraz passou 25 anos como contratada na Globo até que, em 2017, a emissora não renovou. Por lá, participou de inúmeras novelas. Entre os destaques estão "Pátria Minha" (1994), em que foi uma das protagonistas, "Por Amor" (1997), na qual viveu a personagem Milena e fez muito sucesso, e "O Astro" (2011). Seu último trabalho no canal foi na novela "Haja Coração" (2016).

Agora, em nova fase, nova emissora e nova função, a atriz diz que se uniu a uma equipe competente, que lhe dá a força de que ela precisa. "Até hoje eu percebi uma alegria muito grande dentro da emissora, dos meus pares, todos me receberam com muito carinho, calor humano e respeito. Estamos todos preparados, torcendo um pelo outro. Meu sucesso é o sucesso de todos."

AUTO CONHECIMENTO NA QUARENTENA

Em quarentena por mais de três meses, a atriz e nova apresentadora da Record Carolina Ferraz conta que o isolamento social a ajudou a se conhecer melhor e diz que aprendeu a lidar de uma nova forma com seu cotidiano. Para ela, a pandemia trouxe a certeza de que a maternidade é o que ela faz de melhor.

"A quarentena me ensinou como é difícil manter uma criança de cinco anos em casa sem que ela fique completamente entediada. Mas, ao mesmo tempo, para mim, é maravilhoso estar presente 24 horas [por dia] com minha família. Pude trabalhar as relações, jogar baralho, dormir junto. Ser mãe é a minha melhor profissão", define Ferraz sobre a pequena Anna Izabel -a artista também é mãe de Valentina, 25, que mora nos Estados Unidos.

Ela afirma que outro aprendizado que o distanciamento social trouxe para ela foi a compreensão de que não é necessário fazer 500 coisas ao mesmo tempo. É preciso dar tempo ao tempo. "Não precisamos saber tudo, ver todos os filmes, fazer todos os cursos online. O mais importante é sobreviver a essa quarentena. Quem conseguir sair com a cabeça sadia e o espirito otimista se dará bem. O melhor é manter a saúde mental."

Carolina Ferraz diz que a quarentena postergou alguns projetos que estariam a um passo de acontecer, mas segue querendo trabalhar, porque se considera viciada em trabalho. "Ainda tenho um milhão de projetos e 529 mil sonhos. Se Deus quiser, essa etapa marcará o início de uma nova fase e um recomeço nas vidas pessoal e profissional."

NOVA IDENTIDADE VISUAL

O Domingo Espetacular passará por algumas mudanças a partir da edição deste domingo (12), quando Carolina Ferraz estreia na atração. De acordo com a Record, o logotipo e a vinheta foram reformulados, e uma nova identidade visual criada para o programa, com um novo cenário virtual.

A ideia da emissora é tornar o cenário mais contemporâneo, de forma que apresente aos telespectadores mais recursos para utilizar da realidade aumentada nas reportagens. As trilhas sonoras também vão passar por mudanças e ganharão melodias inéditas. Apesar de os quadros continuarem os mesmos, as vinhetas de cada um serão renovadas.

"Acredito que, mesmo com toda a experiência, nada deixa um profissional tranquilo no momento de uma estreia. Estou ansiosa, nervosa, com friozinho na barriga. Mas o medo não me paralisa. Estou ansiosa para mostrar uma faceta que faz parte da minha personalidade e profissão, e que talvez o público já tivesse se esquecido", reforça a atriz, agora repórter e apresentadora Carolina Ferraz.