por Edson Moura
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Não é de hoje que se diz que o carro elétrico é a solução para o futuro, tanto para substituir os combustíveis fósseis, como para preservar o planeta.
Nos últimos anos praticamente todas as montadoras apostaram em projetos e carros 100% elétricos ou pelo menos híbridos, com uso misto de um motor à combustão e outro elétrico.
Alguns já foram lançados por aqui mas esbarram no alto valor dos impostos brasileiros na hora de serem comercializados, é o caso do Toyota Prius e do Honda Insight, que apesar de já terem sido apresentados por aqui ainda não estão sendo produzidos em larga escala.
O Pajuçara Auto já testou os dois modelos aqui em Alagoas, clique para ver o teste do Toyota Prius ou do Honda Insight.
A questão é: como convencer o motorista brasileiro, que já compra caro um veículo por conta dos impostos, pagar ainda mais por um modelo só porque ele é ecologicamente correto?
Mesmo com o impasse, as montadoras seguem inovando. Para tentar sensibilizar o governo brasileiro, muitas fecham parcerias para colocar o carro nas ruas.
Foi o caso da Nissan que esta semana fechou uma parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro para ceder dois Nissan LEAF para uso da Polícia Militar do Rio.
Inicialmente, o projeto piloto terá duração de três meses, a partir de agosto. As duas unidades do modelo 100% elétrico, que não emite gases nem ruídos, farão o patrulhamento da orla marítima da cidade do Rio de Janeiro, ficando sob responsabilidade do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.
Assim como está fazendo com a polícia carioca, a Nissan fechou uma parceria no ano passado com a prefeitura de São Paulo para a implantação de uma frota de táxis elétricos, também cedendo dois veículos Nissan Leaf.
Fora do Brasil, a Nissan também fecha parcerias. No Japão está em teste na cidade japonesa de Saitama, a van compacta 100% elétrica e-NV200.
Pelo acordo, firmado em 2009, os modelos com emissão zero serão utilizados para facilitar as entregas da municipalidade dentro do projeto que promove carros elétricos (EV) como ferramenta no combate ao aquecimento global e construção de uma sociedade sustentável.
E você pagaria mais para ter um carro elétrico ou híbrido? Ou acha que o governo deve reduzir os impostos para incentivar as vendas desse tipo de veículo?
Deixe sua opinião!
Até o próximo post!carro elétrico
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