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Carro elétricos são realmente mais seguros? Novo estudo responde

Olhar Digital | 03/05/24 - 21h35
Pexels

A indústria automobilística aposta todas as suas fichas que o futuro da mobilidade será elétrico. Apesar dos avanços, muitos ainda se perguntam: os carros elétricos são realmente mais seguros? Os incidentes envolvendo incêndios, por exemplo, ainda assustam, mas, uma nova pesquisa realizada pelo TechXplore conclui que a preocupação é exagerada.

Nível de segurança independe do sistema de propulsão

  • Para começar, tanto veículos a combustão como os elétricos passam pelos mesmos testes de resistência e colisão para avaliar a proteção dos ocupantes.
  • Os testes são conduzidos por autoridades de trânsito e órgãos competentes. Um deles é o Latin NCAP, ONG que realiza avaliações de segurança em carros vendidos na América Latina e Caribe.
  • Além de avaliar risco de lesões pelo tipo de batida. Os testes também podem avaliar o risco de incêndio causado por fuga térmica — quando as baterias de íons de lítio sofrem aquecimento rápido e incontrolável — por rompimento.
  • Segundo o TechXplore, nenhum dos testes realizados pela ONG americana IIHS (Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária) com veículos elétricos provocou incêndio, embora a análise de dados no mundo real seja mais limitada.
  • Segundo a mesma entidade, os veículos elétricos também podem ser superiores na proteção dos ocupantes.

O que explica a superioridade dos EVs em segurança?

Graças às baterias posicionadas na base do carro, os EVs levam mais peso e desfrutam de centros de gravidade mais baixos que os veículos convencionais. Essa configuração reduz drasticamente a probabilidade de acidentes de capotamento, por exemplo, que apresentam alto índice de fatalidade.

No lado da tecnologia, a maioria dos carros elétricos também possuem os mais recentes sistemas de segurança e sistemas de prevenção de colisões de última geração que reforçam a proteção dos ocupantes.

Quais são os riscos dos automóveis elétricos?

Embora o peso ofereça uma vantagem na proteção, estudos de colisões também apontam que modelos mais pesados ​​quase sempre geram mais danos em outros veículos em caso de batida. Além disso, os EVs operam silenciosamente mesmo em velocidade mais alta, representando riscos para ciclistas e outras pessoas que podem não ouvir a sua aproximação.

A esperança é que os avanços tecnológicos ajudem a superar os obstáculos de segurança com materiais mais leves, novas tecnologias de detecção de obstáculos e algoritmos mais inteligentes.