De hoje a exatamente 30 dias o eleitor brasileiro estará comparecendo às urnas para votar em seus candidatos a deputado estadual e federal, governador, senador (neste ano há apenas uma vaga em disputa) e presidente da República.
LEIA TAMBÉM
A disputa presidencial está restrita à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) ou à volta da esquerda ao poder, através de Luis Inácio Lula da Silva (PT). Os demais inscritos como candidatos não podem ser considerados concorrentes, pelos seus baixos índices de desempenho nas sondagens de intenção de voto.
A vantagem que os institutos de pesquisa atribuíam a Lula em relação a Bolsonaro aos poucos está sendo revista, pois agora a diferença anunciada é muito menor e já existe até instituto considerando a reeleição do atual presidente uma possibilidade real.
Em Alagoas, a vitória de Renan Calheiros Filho (MDB) à única vaga ao Senado parece bastante provável, pois a reação do seu principal concorrente, deputado estadual Davi Davino Filho (PP), parece insuficiente para superar o ex governador.
Como não há segundo turno na disputa de senador, tudo leva a crer que em 1º de janeiro de 2023 teremos dois Renans Calheiros no Senado – o pai e o filho.
Segundo turno é o que se espera da disputa ao governo do Estado, porque parece quase impossível algum dos candidatos atingir no primeiro turno a metade mais um dos votos, o que seria necessário para decidir a fatura já em 2 de outubro.
A última pesquisa de opinião pública sobre as intenções de voto para governador foi anunciada ontem pelo IPEC (ex Ibope), em parceria com a TV Gazeta, e indica: Paulo Dantas (MDB) – 24%, Rodrigo Cunha (União Brasil) – 21%, Fernando Collor (PTB) – 17%, Rui Palmeira (PSD) – 15%.
Nesse contexto, todos os citados acima têm condições de chegar ao 2º turno, dependendo do seu próprio desempenho na luta pelo convencimento do eleitor.
Um mês de campanha parece pouco, mas a história tem mostrado, inclusive aqui em Alagoas, que é tempo suficiente para a reversão das intenções de voto.
As cartas estão na mesa. Resta saber quem vai manuseá-las melhor.
LEIA MAIS
+Lidas