Nordeste

Caruaru registra ao menos nove tremores de terra em menos de 24 horas

TNH1 com Ascom RSBR | 09/09/20 - 10h56
Foto: LabSis/UFRN

O município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou uma sequência de ao menos nove tremores de terra nas últimas 24 horas. Os eventos foram registrados por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

A RSBR informou ao TNH1 que há relatios de um novo tremor na manhã desta quarta-feira (09), este ainda está sendo analisado pelo LabSis.

O tremor mais forte ocorreu às 23h18 de terça-feira (8) e teve magnitude preliminar 2.0. Além deste, foram registrados outros dois tremores de magnitude 1.8: um deles ocorreu às 00h09 desta quarta-feira (9) enquanto o outro foi registrado às 2h10.

Sismograma (parcial) de 09/09 UTC de NBCA. Foto: LabSis/UFRN
.
Nas redes sociais há relatos que os tremores foram sentidos em localidades como Nova Caruaru, São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Indianópolis, São João da Escócia, José Carlos de Oliveira e Maurício de Nassau.
.
O LABSIS já notificou a Defesa Civil sobre os eventos. Além disso, informou que é possível que tenha havido mais de nove tremores nas últimas 24 horas, mas segue apurando os dados.
.
O Laboratório ainda explicou que não é possível prever como a atual atividade sísmica vai evoluir. Ou seja, se essa atividade vai continuar com vários sismos ou se vai cessar temporariamente.