Mundo

Casal cria memoriais de vidro com cinzas de entes queridos falecidos

Razões para Acreditar | 12/01/20 - 20h00
Reprodução/Facebook

A partir de uma curiosa e inovadora ideia de homenagear entes queridos falecidos, um casal norte-americano tem criado verdadeiras obras de arte de tirar o fôlego.

Greg e Christina Dale se especializaram em transformar as cinzas cremadas de falecidos em incríveis esculturas e pingentes de vidro coloridos.

Desde que eles começaram a trabalhar com isso, mais de 50 mil ‘memoriais’ foram construídos e entregues para as famílias dos falecidos. Para eles, esta é uma maneira, mesmo que pouco usual, das famílias superarem a morte de seus entes queridos.

Foi Greg quem teve a ideia, pouco depois de descobrir que seu pai poderia morrer em breve, o que não aconteceu.

“Quase perdi meu pai para uma cirurgia”, disse. “Estávamos analisando as opções se eu o perdesse e o que eu faria em seguida, daí tive essa ideia”, explica.

“Ter minhas cinzas levadas para o espaço, serem transformadas em fogos de artifício ou torná-las parte de um recife de corais foram algumas das ideias que pensamos”, afirmou.

“Mas eu percebi que as pessoas buscam algo para curá-las do luto, então achei que as artes em vidro ajudariam.”

Felizmente, o pai de Greg se curou da doença, e a ideia não foi executada. Entretanto, Greg levou a iniciativa adiante com as cinzas dos avós, que faleceram anos antes.

Desde a fundação da Artful Ashes (Cinzas Artísticas, em tradução livre) em 2012, Greg e Christina já criaram mais de 50 mil memoriais, esculturas e pingentes de vidro para os finados.

Para que a obra seja criada, é necessário enviar ao casal pelo menos uma colher de sopa de cinzas para que os artistas confeccionem um memorial, o que pode levar até quatro semanas.

Cada peça pode custar até US$ 185 (R$ 740), um valor ignorado pelas famílias, dado o caráter inestimável dos memoriais entregues e o que há dentro deles.