Geral

Casar de dia ou de noite: qual sai mais barato?

04/06/17 - 08h22

Ainda que escolher o horário da cerimônia dependa muito do gosto e estilo do casal, casar de dia ou de noite pode fazer uma grande diferença no orçamento. Mas, se há a possibilidade de casar com estilo e pagando menos, por que não arriscar? 

Casar de dia ou de noite

Conheça as vantagens e desvantagens de cada horário e descubra se é mais barato casar de dia ou de noite.

Casar de dia

Ainda que casar durante o período da noite proporcione maiores possibilidades de glamourizar a cerimônia, casar de dia também possui suas vantagens. Veja quais são os pontos positivos e negativos de se casar no período da manhã.

Valores

O primeiro ponto a ser comparado quando tiverem de optar sobre casar de dia ou de noite será a diferença de valores. Geralmente, casar de dia costuma ser muito mais barato por diversos motivos. Neste tópico, dois são os fatores que barateiam a cerimônia. O primeiro, relacionado à procura. Como poucos casais optam por casamentos diurnos ou vespertinos, os custos referentes à locação geralmente são menores. Além da baixa procura, ao casar-se de dia o local ainda tem a possibilidade de alugar novamente o espaço para outra cerimônia durante a noite.

O segundo fator é referente ao buffet. Já é mais do que comprovado que as pessoas costumam ingerir menos bebidas alcoólicas no período da manhã, ponto positivo para a economia no open bar. O mesmo se aplica quando se trata dos comes, pois as comidas oferecidas pela manhã são diferentes das servidas num jantar, costumando serem mais leves e, por consequência, mais baratas. No entanto, se o horário se estender muito, o brunch também virá seguido de um almoço, o que pode encarecer um pouco mais.

Iluminação

Ainda que casar-se de noite tenha a vantagem da elegância, casar de dia pode proporcionar fotos belíssimas por ter como aliada a luz natural do ambiente (além da economia com a iluminação).

Clima

Este é um fator que acaba por fazer muitas noivas desistirem do casamento durante o dia: o calor. Por motivos de manter o penteado e a maquiagem no lugar, além de manter-se impecável por toda a cerimônia, é imprescindível que o clima colabore não só para a noiva, mas que agrade a todos os convidados.

Acordar Cedo

Outra desvantagem de casar de dia é a necessidade de acordar cedo, muito cedo. Sendo assim, sobra pouco tempo para que a noiva consiga se preparar, bem como seus convidados. Mas nada que adiantar algo no dia anterior não resolva parte da correria.

Casar de Noite

Casar a noite é, sem dúvida o período mais procurado entre os casais. Mesmo que o valor não seja dos mais atrativos, algumas vantagens ainda levam a esta opção. Veja algumas das vantagens e desvantagens deste horário.

Valores

Em geral, dependendo das escolhas, casar de noite costuma ser consideravelmente mais caro que de dia. Como é um período mais disputado, efetuar uma locação é encarecida, bem como os itens do buffet, que também acrescem seus valores no orçamento: bebidas mais fortes, jantares mais pesados, e um maior consumo por parte dos convidados, principalmente de bebidas alcoólicas.

Iluminação

No período noturno, haverá também a necessidade de investir na iluminação do salão (gasto a mais), no entanto, a decoração permitirá muito mais elegância ao ambiente, tornando o espaço mais divertido e de encher os olhos.

Clima

Este é um ponto positivo que faz com que muitas pessoas que estão em dúvida entre casar de dia ou de noite, optem pelo segundo horário. Com clima mais ameno, torna-se muito mais agradável movimentar-se, dançar, abraçar as pessoas queridas sem passar o tempo retocando a maquiagem, o penteado e a base de lenços para conter o suor.

O tempo pré-casamento

Tanto para a noiva quanto para os convidados, preparar-se para o casamento demanda tempo e conseguir agendar um horário no salão. Sendo assim, optar por casar a noite faz com que haja um prazo maior para que todos consigam se arrumar e chegar em tempo à cerimônia. Ao casar-se de dia, por exemplo, a noiva, por conta da ansiedade, pode ter uma má noite de sono e não ter o período necessário para se recuperar antes do casamento.

E então, casar de dia ou de noite?

Ainda que o período da manhã seja geralmente mais barato, casar de dia ou de noite vai depender o estilo do casal e do planejamento. Só assim o orçamento poderá apontar gastos maiores ou menores. Se optar por casar de dia, mas alugar o melhor salão da região, o preço será o mesmo que casar de noite em uma locação mediana, por exemplo. Ou seja, não existe regra. O que existem, são fatores climáticos e pessoais que podem reforçar ou não uma escolha. No entanto, se poupar for o requisito principal do casal, sem depender de gostos individuais, casar de dia pode sim, ser a melhor escolha.