Alagoas

Casas de vereadores de Batalha foram alvos de mandados da PF

10/04/18 - 11h30
TNH1 / Fernando Costa

A operação Malacafa, da Polícia Federal de Alagoas, cumpriu nesta terça (10) um total de 14 mandados de busca e apreensão. A ação contou com 80 policiais federais e teve como objetivo apreender documentos e outros elementos que possam ajudar a confirmar ou não a suspeita de um esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Residências de vereadores da cidade de Batalha foram alvos de parte dos mandados, segundo a PF. Em um dos locais onde a polícia esteve hoje, foram apreendidos R$ 20 mil, mas o delegado de combate ao crime organizado, Agnaldo Mendonça Alves, informou em coletiva de imprensa que não pode divulgar se o lugar era a residência de algum dos políticos.

Em outro local, foi apreendida uma espingarda de calibre 12 com cano raspado e duas munições.

O TNH1 recebeu a informação de que a residência do presidente da Câmara de Vereadores de Batalha, Waldeck Barros, teria sido um dos pontos onde a PF cumpriu mandado (foto), mas o delegado não confirma. A reportagem ligou para o vereador, mas não conseguiu contato. Na Câmara, os telefones não atenderam.

Foram cumpridos 11 mandados em Batalha, dois em Jacaré dos Homens, ambas no Sertão, e um em Maceió.

A ação é um desdobramento da Sururugate, que já tem três indiciados. “[O prejuízo causado] está sendo apurado. Posteriormente, faremos a soma dos funcionários fantasmas vezes o valor que cada um tenha recebido. A denúncia é de que os funcionários eram registrados e não trabalhavam efetivamente”, declarou o delegado.

Veja entrevista: