Alagoas

Cascavéis são encontradas em zonas rurais do Sertão alagoano; veja vídeos

Redação TNH1 | 15/09/19 - 15h36 - Atualizado em 15/09/19 - 16h22
Reprodução

Cascavéis têm sido encontradas nas zonas rurais de alguns municípios do Sertão alagoano nos últimos dias. Em Mata Grande, um agricultor registrou e capturou uma serpente perto de sua casa, no Sítio Barreiro. Ele teria reconhecido o animal pelo som do guizo.

Outra cascavel foi encontrada por um motorista quando transitava por uma rodovia não identificada da região. Ele parou o veículo e filmou o animal, que cruzava a pista.

O biólogo Marcos Araújo, do Instituto SOS Caatinga, afirmou ao site Correio Notícia que três fatores podem estar contribuindo para o surgimento de serpentes em Mata Grande e nos municípios vizinhos.

“Acreditamos num conjunto de três fatores como causas: a época de acasalamento, por isso essas cobras saem da mata em busca de uma parceira; o fato da região ficar numa altitude mais elevada, com o período de chuva faz mais frio, e como esses animais são endotérmicos, eles dependem do calor do sol e do ambiente para se aquecerem, assim, procuram os terreiros das casas e o asfalto da rodovia, que retêm mais calor, para se manterem aquecidos; e também o próprio desequilibro ambiental, já que a área de mata fechada é restrita”, apontou Araújo.

Veja os vídeos: